A ecologia define o potencial natural como “a capacidade inerente de um organismo ou de uma espécie de se multiplicar e se reproduzir por si mesma”. Na mecânica este conceito é totalmente desconhecido. Uma máquina de parafusos produz parafusos e não outra máquina de parafusos. Nenhuma máquina tem capacidade de se reproduzir. Na natureza de Deus isso é totalmente diferente. Um pé de café produz grãos de café que por sua vez produzem novos pés de café. Este é o segredo da vida.
Nos processos naturais o importante é evidenciar ao máximo esse potencial natural. A diferença entre o potencial natural e o crescimento que acorre nos campos naturais quando nos laboratórios, é chamado pela ecologia de “resistência do ambiente”. O que interessa não é produzir crescimento e multiplicação, mas reduzir ao máximo a resistência do ambiente. Aí, então, o crescimento acontece por si mesmo.
O mesmo princípio vale para a igreja. A nossa tarefa não é produzir crescimento, mas liberar o potencial natural que Deus já colocou na igreja. Cabe a nós, portanto, manter a resistência do ambiente mais baixa quanto possível, ou seja, limitar os fatores de influência internos que podem inibir o crescimento da igreja.
[DNI, extraído e adaptado]
POTENCIAL NATURAL
terça-feira, junho 01, 2010 |
Marcadores:
Igreja
Postado por
Leandro Menegatte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário