Quando olho para a Bíblia e vejo Jesus usando o maior tempo nas ruas, percebo a sua preocupação social. Acredito que quando formou sua igreja não foi para que ela se tornasse um gueto, fechada e centrada em si mesma. Vejo Jesus constituindo uma igreja para uma atuação no mundo carente de amor, justiça e esperança. Isso se comprova quando Jesus disse: “tive fome e não me deste de comer, tive sede e não me saciaste, estive nu e não me vestiste... deixaram de fazer a mim quando não fizeram a estes pequeninos”.
Ser igreja é estar junto da comunidade e ajudá-la em suas necessidades. Não significa, portanto, que seremos dominados pelo que é chamado de teologia da libertação que vê as necessidades espirituais do homem nas necessidades sociais. Precisamos ser relevantes. E ser uma igreja relevante é demonstrar o amor do Evangelho. Não basta falar de Cristo a um mendigo e deixá-lo nas ruas. Não basta falar do Evangelho a uma prostituta se não abrimos para ela novas possibilidades de vida. A nossa missão não pode ser “perneta”. Tem que ser completa. Tem que ser integral.
Talvez não consigamos resolver todo o problema social, mas tudo o que pudermos fazer, isso devemos. Assim seremos uma igreja que vê o seu povo e que é vista por ele. Uma igreja relevante. Uma igreja importante na vida da sua comunidade. Se isso ocorrer, mais que falar sobre o Evangelho, estaremos vivendo o Evangelho.
LEANDRO MENEGATTE
A IGREJA RELEVANTE
quinta-feira, maio 20, 2010 |
Marcadores:
Igreja
Postado por
Leandro Menegatte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário