(Obra de Salvador Dalí)
Determinação, disposição, coragem são alguns itens importantes para se tomar uma decisão. Uma das minhas maiores angústias é saber o lugar certo das decisões. Quando falo de lugar refiro-me ao fundamento, à base das minhas decisões.
Toda decisão é firmada em princípios éticos e morais. Eu posso decidir mentir ou não. Se optar pela mentira é porque ela é um princípio moral pra mim ("vale a pena mentir se eu não for prejudicado"). O contrário funciona da mesma maneira - se eu posso falar a verdade e falo, também mostra um princípio moral na minha vida ("é o certo a se fazer, independente do que me aconteça").
Mas como é difícil viver por princípios e valores. Principalmente aqueles que regem os nossos relacionamentos. Quando tomamos nossa decisão podemos optar pelo princípio universal ou pelo princípio individual. A diferença é que um é estabelecido para o coletivo e o outro é individual, ou seja, só existe pra você ou pra mim. O princípio individual tem regido a vida de muitos ("Eu decido o que é bom pra mim. Não penso no bem-estar do outro, só naquilo que me beneficia").
Esse é o princípio individualista do mundo, diferente daquele ensinado por Jesus, que entregou-se pelo homem, independente de cor, raça ou cultura. Fez isso por todos não apenas para alguns.
Refletindo sobre esse assunto, quero ter cautela nas minhas decisões. Procurar baseá-las em princípios universais, morais, aqueles que aprendemos quando nos convertemos a Cristo e decidimos viver o estilo de vida do Reino, e não do mundo. Convido você a fazer o mesmo!
AM
O LUGAR DAS DECISÕES.
terça-feira, março 16, 2010 |
Marcadores:
Pastoral
Postado por
Leandro Menegatte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário