Esse nosso diário funciona como um meio de transmitir nossas experiências diárias, sem contudo citar nomes ou lugares. Exercemos o ministério pastoral e com ele todas as lutas e decepções. Contaremos essas lutas, mas também as vitórias. Você saberá quem escreveu no diário pelas iniciais dos nossos nomes.
Hoje li uma frase de Madre Teresa que dizia: "Deus me chamou não para ser um sucesso, mas para ser fiel". Talvez esse seja o dilema de muitos líderes - o sucesso! Mas de que sucesso Madre Teresa podia estar falando? Talvez ela pensasse no reconhecimento publico de suas obras. Alguns líderes buscam serem reconhecidos. Acho isso inerente a todos, inclusive a mim.
Contudo, essa luta pelo reconhecimento ou pelo sucesso deve ser travada todos os dias. No ministério pastoral constantemente somos avaliados e o pior de tudo é que são avaliações individuais. Não há um padrão. O padrão é o que o outro acha. Daí ser impossível agradar a todos. O difícil é quando essas pessoas impõe suas opiniões e querem de forma agressiva e desrespeitosa dizer o que pensam acerca do outro. Complicado porque o espelho só está virado para apenas um lado. A imagem refletida é apenas a do líder, que como super-homem, não consegue atender as expectativas. Doloroso ver a própria imagem deformada (do avaliador não a do líder). Não que não deva haver avaliações, mas, e a vida daquele que avalia?
Enfim, vivemos constantemente a crise do sucesso. Mas quem busca o sucesso terá que agradar a todos. E agradando a todos não agradará a Deus. Prefiro ser fiel a Deus. E quanto às avaliações, aceito as verdadeiras. As falsas e maldosas opiniões eu jogo no arquivo morto do minha alma para nunca mais vê-las novamente.
AM
SUCESSO OU FIDELIDADE?
sexta-feira, março 05, 2010 |
Marcadores:
Vida cristã
Postado por
Leandro Menegatte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário