Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

O GUARDADOR DE LÁGRIMAS

“Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre;
acaso não estão anotadas em teu livro?” Salmo 56.8

Todos nós já choramos na vida. São lágrimas de emoção, lágrimas de alegria por algo bom ocorrido. Também choramos de sofrimento, a perda de alguém que amamos... Chora-se também por um problema de difícil solução. Enfim chora-se por vários motivos, mas um dado curioso é que as lágrimas se secam. Ninguém guarda suas lágrimas. Mas o salmista diz: “...recolhe as minhas lágrimas em teu odre”.  O salmista crê que Deus guarda nossas lágrimas. 
Vamos entender. O salmista passou um momento muito difícil na sua vida e vem contando isso no seu salmo, mas quando chorou, as lágrimas que deveriam ser secadas com a mão por ele foram guardadas por Deus. É uma figura poética. Quer dizer que seu sofrimento e o seu choro não foram desapercebidos por Deus.  
A partir daí aprendemos algumas lições. Primeira, é que Deus vê as nossas lágrimas. A declaração do salmista é muito simples: Deus está atento ao que se passa conosco, ele vê. Para o salmista Deus não é um ídolo qualquer. Ele é Deus. Ou seja, sofrimento não é algo que Deus ignore porque o Deus da Bíblia é também o Deus que sofreu, que tem o conhecimento do sofrimento e da dor não por onisciência, mas por experiência. Vivenciou o medo, irritou-se, afligiu-se, experimentou a angústia, chorou por sua própria vida, passou por uma ansiedade enorme. Será que Deus não vê a tempestade em que eu estou? Sim, vê. O salmista diz que ele vê e conta as lágrimas, Ele sabe o que é sofrimento e ele guarda. Se você está passando por aflição ou por alguma necessidade não deve pensar: Deus me esqueceu!, ou: Deus Não está vendo!, ou, Deus não se importa! Porque Deus nos vê, se importa, Deus sabe, ele conta.  
Segunda lição: ele vê as lágrimas, ele recolhe as lágrimas, põe num odre, num frasco, põe para recordar, elas estão ali.   Cada vez que olha vê aquilo ali. É significativo o que o salmista está dizendo. As lágrimas têm valor para Deus. As minhas lágrimas estão inscritas no seu livro. "Tu anotaste". É o que o salmista está dizendo. Ele recolhe e ele guarda, ele não ignora.
Sabe querido, uma das lições mais ricas que podemos aprender na Bíblia é que Deus não é uma força, uma energia cósmica, um olho dentro de um triângulo, não é uma pirâmide, mas é um Deus pessoal que ama os homens, deseja participar de suas vidas, pode enxugar as suas lágrimas, pode transformar, modificar a sua vida. Se você chora Deus quer secar as suas lágrimas. Ele vem fazendo anotação de cada sofrimento, de cada crise. Você não vai encontrar alívio espiritual, conforto e nem poder para mudar a sua vida fora do evangelho, os ídolos não podem nada, diz o texto que já lemos, mas Deus pode, ele vê, ele seca, e ele deseja participar da sua vida.  
Hoje quero desafiá-lo a pedir a Deus que seque as suas lágrimas, que entre em sua vida e a  transforme completamente. Quero convidá-lo a confiar nele de todo o coração, a entender que a sua vida pode mudar e que sem ele a vida não vale a pena.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...