Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

UM PASTOR EM TODO O TEMPO - I

"O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas. O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu. Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.”.  Salmo 23.1-4

            Este é o salmo da certeza e da confiança. O salmista declara que seja no presente ou futuro terá sempre um pastor em quem confiar. Pastor é aquele que conduz, que cuida. Mas ele não se refere ao pastor humano, mas a Deus, o supremo pastor.

Hoje vou tentar explicar a você o que Deus como pastor faz no tempo presente. O salmista afirma que no presente Deus provê. Mas provê o quê? Voltando ao texto, o salmista diz: “O Senhor é o meu pastor”. O pastor do salmista está sempre presente suprindo as suas necessidades. Cito três:

  1. Descanso – Ele diz: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar”. O descanso é a primeira necessidade de quem está cansado. Tenho dito em nossa igreja que vivemos uma geração de pessoas cansadas. Pessoas estão cansadas das injustiças, cansadas da corrupção, cansadas dos problemas infindáveis, cansadas do chefe no trabalho, cansadas de remar contra a maré, cansadas dos problemas na família, cansadas das preocupações com os filhos, cansadas consigo mesmas; enfim, somos uma geração de pessoas cansadas. E o salmista afirma: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar”.
  2. Direção – O salmo ainda diz: “O Senhor renova as minhas forças”. Há um fardo que é carregado. A pessoa se sente fraca, sem esperança, desanimada. A vontade é desistir. Quando o salmista diz “O Senhor renova as minhas forças” está dizendo que há uma proposta de vida restaurada quando Deus assume o controle da vida. Quando falta direção o desgaste é sempre maior, pois na tentativa de encontrar algo substancial para a vida acaba tomando caminhos errados. Deus se preocupa por onde você tem andado. O que você anda fazendo. Ele quer dirigir sua vida. Curá-lo das dúvidas e incertezas, das mágoas, dos sentimentos depreciativos, da solidão. Deus pode prover direção a você que hoje, no tempo presente se sente perdido. Não adianta buscar guias humanos. Por serem falhos, os homens falham conosco, mas Deus não. Ele nos dá segurança.
  3. Proteção – “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada, pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo;”. O salmista a priori não se preocupa por onde haveria de andar. O mais importante é preocupar-se com quem anda. Ele diz: posso andar até por um vale escuro como a morte, posso viver situações de perigo e angústia, mas ficarei tranquilo porque o meu pastor está comigo. As pessoas estão perecendo, quem sabe você porque lhe falta alguém para de você cuidar.

Que preciosa lição aprendemos nesta primeira parte do salmo. Quando o Senhor Deus está conosco como o nosso pastor, no tempo presente provê para nós descanso, direção e proteção. Que mais precisamos? Digo uma coisa a você: para que receba a provisão de Deus é absolutamente necessário colocar toda a sua confiança nele. Não viva a sua vida achando que pode ignorar ou rejeitar a Deus. A sua felicidade ou infelicidade hoje está associada a quem está em você. Diga como o salmista: “O Senhor é o meu pastor”

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...