Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

POR QUE DEVO ME ENCONTRAR COM O PAI TODOS OS DIAS?

Gênesis 32.22-31

Introdução

                Por que devo me encontrar com o Pai todos os dias? Esta pergunta tem a sua razão de existência: todos nós desejamos o melhor. É preciso saber que aquilo que acontece em nossa vida está intimamente relacionado à qualidade de nós mesmos. Ou seja, na medida em que melhoramos no caráter e personalidade, as decisões tomadas acompanham estas qualidades. Portanto, você terá que tomar a decisão hoje de um compromisso real e sincero com Deus de busca-lo todos os dias da sua vida.
                Até um determinado momento de sua vida, Jacó foi um homem de decisões erradas. Tanto ele quanto seu irmão Esaú não aprenderam de seus pais a tomarem decisões sábias e corretas. Seus pais, por exemplo, também não souberam. Erraram em determinadas decisões. Rebeca amava mais a Jacó, enquanto Isaque amava mais a Esaú. Porém, Jacó pôde aprender a tomar decisões certas. Mas nem sempre foi assim. Veja: enganou seu irmão comprando dele o direito de primogenitura; enganou seu pai fazendo-se passar por Esaú quando Isaque já não enxergava mais; enganou seu sogro Labão no episódio da separação dos animais. Por causa das suas decisões se viu numa situação bastante embaraçosa. Agora deveria fugir do seu sogro, assim como fugia do seu irmão. Mas agora fugir do seu sogro implicava em encontrar-se com seu irmão Esaú. Na vida é assim, não adianta fugirmos do passado. Um dia o passado diz pra gente no presente que ignoramos aquilo que é essencial para a vida que é estar diariamente diante do Pai.

E quando o presente diz pra gente que nosso passado cristão foi de afastamento de Deus, duas coisas estão dizendo: primeira, que o presente não está sendo tão bom porque estamos vivendo coisas que que não viveríamos se estivéssemos, de fato, com o Pai; ou seja, não estamos em nossos melhores momentos com o Pai. Segundo, que estamos desesperados. Nos desesperamos quando nos vemos em situações que não conseguimos lidar, e não vemos o auxílio, mas veríamos se estivéssemos diante do Pai.

                Façamos a leitura do texto...

                O que você tem vivido hoje que é o resultado de escolhas erradas no passado? O que atormenta você? O que há na sua história de vida que você tenta fugir? Mas Jacó agora toma uma decisão certa. Ao atravessar o vau (ou vale) de Jaboque, com sua família, seus servos, seus animais e tudo o que possuía, decidiu ficar aquela noite ali, sozinho enquanto todos os outros continuaram mais à frente. A sua vida não seria mais a mesma depois daquela noite, depois daquela decisão. A decisão de encontrar-se com o Pai. O lugar onde estava foi chamado por ele de Peniel. Peniel significa “a face de Deus”. Qual tem sido a sua Peniel? Onde você tem visto a face de Deus? Peniel foi o lugar onde Jacó se encontrou com Deus. Foi o lugar onde Deus o confrontou com a verdade, onde Deus mostrou quem ele era. Você talvez precise ser confrontado por Deus. Deus usa seus instrumentos para que sejamos confrontados. Naquelas situações em que você é confrontado, não deve fugir. Peniel foi o lugar onde Jacó lutou para ser melhor e receber o melhor de Deus. Quando lutamos com Deus ele deixa marcas em nossa vida. Um memorial que confirma que somos pessoas melhores. Qual é a marca que Deus tem deixado em sua vida? Você tem sido marcado? A decisão que Jacó tomou mudou sua vida completamente. Jacó lutou com Deus em Peniel porque desejou ser diferente e ter uma vida diferente.

                A partir disso tudo podemos extrair algumas verdades. Primeira:

1. Diante do Pai nos tornamos pessoas melhores

                Ou seja, Jacó decidiu ser uma pessoa melhor. Por isso, escolheu a verdade ao invés da mentira: “Qual é o seu nome?”, perguntou o anjo. - “Jacó”, respondeu. Quando o anjo perguntou o seu nome, na verdade, não queria saber o seu nome, pois ele já sabia como se chamava. O que o anjo estava tentando fazer era com que Jacó confessasse o que ele era. Jacó significa enganador, usurpador, mentiroso. Jacó sempre buscou situações onde pudesse passar os outros para trás. Mas chegou o momento onde deveria ter um encontro consigo mesmo. Deveria confessar o que de fato era. Não há como estar na presença do Pai sem que isso nos dê a real noção daquilo que somos. Quando saímos da presença do Pai devemos nos tornar pessoas melhores. Mas é preciso um encontro com a verdade acerca de nós mesmos. A Bíblia diz: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.32).

                Saber a verdade acerca de nós mesmos muitas vezes não é fácil, mas é extremamente necessário. Se não pensarmos a verdade acerca de nós teremos dificuldade de encarar a vida e seus desafios; por conseguinte, fracassamos como pessoa. Se você quer que as coisas mudem em sua vida para melhor, deverá confessar a verdade acerca de si mesmo. Jacó disse meu nome é enganador, usurpador, mentiroso. Sua vida mudou. Decidiu confessar porque desejou mudança em sua vida, e mudança para melhor. Quem você é? O que caracteriza você? Qual é a sua história de vida? Quem você é? Pastor, não quero mais que minha vida seja assim! Então, querido, aceite o desafio de encontrar o Pai. Encontrando-se com o Pai você se tornará: um pai melhor, uma mãe melhor, um esposo melhor, uma esposa melhor, um profissional melhor, um crente melhor, um adorador melhor... enfim, diante do Pai tudo em nós fica melhor.


2. Diante do Pai a nossa história de vida melhora.

                Ou seja, a nossa história sofre uma transformação. Se o passado condenava ou entristecia, agora é só uma lembrança e um aprendizado. A história de vida muda. A culpa do passado é substituída pela liberdade do presente e segurança no futuro.

Essa foi a bênção na vida de Jacó. Essa história não narra apenas a luta de Jacó com Deus, mas a luta de Jacó consigo mesmo. Há aqui uma luta contra a história de vida.  História da vida de Jacó também foi abençoado porque lutou consigo mesmo, com sua história de vida. O seu passado o condenava. Ele sentia-se culpado. Agora o presente traz o passado à tona. A questão não poderia continuar assim. No Vale de Jaboque, portanto, encontrou-se com o Pai. Quis escrever uma história diferente. Quis melhora para a sua história de vida. Sabe no que Deus transformou Jacó? Em Israel, “aquele que lutou com Deus e com os homens e venceu”. Ele se tornou um dos patriarcas de Israel. Quando Deus transforma nossa história de vida até nossa família melhora. Quando se encontrou com Esaú viu a obra de Deus realizando esse milagre.
Você quer que seu presente continue sendo o que foi o passado? Você quer colher no futuro aquilo que planta no presente semelhante o que foi o passado? Quando nos encontramos com o Pai todos os dias não dá nem tempo para que a culpa se enraíze, sabia? Por que se algo hoje nos condena, amanhã não nos condenará mais, pois o Pai estará cuidando disso! Portanto, o passado é curado, o presente é de liberdade e o futuro de segurança.
Pastor, eu quero que minha história seja transformada. De maldição para bênção. De tristeza para alegria. De culpa para absolvição. De graça para salvação. De pecado para santidade. De mentira para verdade. Eu quero reescrever minha história com a ajuda do Pai.

                Isso foi alcançado, além de Jacó, pela mulher adúltera, por Davi...
                Você quer também uma nova história de vida? 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...