Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

ADORAÇÃO E ADORADORES


Certo pastor conversava com uma das suas ovelhas sobre as diferentes igrejas e as diferentes formas de culto. Enquanto conversavam, chegaram à conclusão que, partindo do princípio de que desde a sua origem, a igreja é uma comunidade de adoração, cada participante do culto precisa compreender que juntamente com os seus irmãos, deve vivenciar o propósito de satisfazer as exigências e expectativas Daquele que está “assentado sobre um alto e sublime trono e diante do qual os serafins clamam uns aos outros: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, toda a terra está cheia da sua glória” (Is. 6:1-3). Cultuar é dar uma resposta positiva às manifestações do amor de Deus que culminaram na doação do seu próprio Filho à humanidade perdida.

Finda a conversa, o pastor saiu para cumprir outros compromissos, e, enquanto caminhava, pensava em tudo o que falara e ouvira. Lembrou-se que as igrejas estão vivendo num tempo marcado por crises, desafios e oportunidades. E que a liturgia do culto, bem como a sua linguagem, estão condicionadas às formas da cultura de cada povo em cada tempo. Fato que nos leva a reconhecer a relevância da cultura, sem contudo vê-la como um elemento normativo do formato do culto, visto que, este elemento é a teologia. Ou seja, no culto os adoradores refletem a visão que têm de Deus.


Pensando no assunto, o pastor lembrou-se do diálogo de Jesus com a mulher samaritana, especialmente da questão relacionada à adoração: “Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar”. Convicta de que Jesus era um profeta, aproveitou a oportunidade para saber sua opinião sobre um problema que de há muito vinha acirrando o ódio entre judeus e samaritanos, chegando até a causar mortes. Queria saber se era em Jerusalém ou no monte Geresim o lugar que se devia prestar adoração a Deus. De maneira simples e objetiva, Jesus respondeu que a verdadeira adoração não está limitada a um monte ou a um templo, mas acontece no coração, que é o santuário do Espírito Santo: ”Deus é Espírito e é necessário que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade”. 


O que faz diferença no culto não é o lugar, não é o rito, não é o contexto cultural e nem a liturgia mas o estado do coração do adorador. Não é só estar no templo, cantar, ouvir a mensagem, participar do culto, como parte de um ritual evangélico. Não! O culto é legítimo, verdadeiro e aceitável quando a adoração integra a totalidade da vida do adorador e satisfaz as exigências divinas: “Deus é Espírito e é necessário que aqueles que o adoram, o adorem em espírito e verdade”. Exigência que, dentre outras coisas, aponta para a necessidade da reconciliação com aqueles cujos vínculos de amizade estejam cortados, ou, o relacionamento esteja sendo caracterizados pela “indiferença cordial”: “Quando apresentares tua oferta no altar, se ali te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa diante do altar a oferta e vai primeiro reconcilar-se com o seu irmão, depois vem e apresenta a oferta” (Mt.5:24-25). 


No artigo “Culto e Adoração no Século 21, o pastor Irland Pereira de Azevedo, faz três colocações importantes: Primeira: Neste novo século deve ser levado em conta a maior criatividade no louvor, especialmente a que caracteriza a juventude cristã cujos hinos e cânticos espirituais precisam enriquecer a liturgia pelos méritos de sua autenticidade, seu conteúdo e sua forma. Mas sem perder de vista a grande riqueza hinódica do povo de Deus, os grandes hinos de nossos hinários, portadores de grandes verdades da nossa fé. Segunda: Deve haver maior simplicidade litúrgica, sem perder de vista a boa ordem e uma experiência global do culto a Deus, por meio de orações, confissão, louvor, proclamação da Palavra. Terceira: Apreço à exposição da Palavra de Deus, entendida com propriedade em seu contexto histórico, e aplicada às necessidades e desafios do nosso tempo”.


Sejamos adoradores verdadeiros!


[Extraído]

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...