Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

DEPOIS DA PERPLEXIDADE O QUE FAZER PARA QUE O ANO SEJA DE VITÓRIA


2 Reis 4.1-7


            Estamos vivendo dias de perplexidade. Em todos os setores, os nossos dias são espantosos e admiráveis, ao mesmo tempo. Se por um lado vemos o avanço tecnológico, por outro a humanidade mostra-se incapaz de resolver o câncer. Vivemos era de economia globalizada, mas por outro lado não se resolve o problema da fome. É impressionante notar os recados que a natureza nos dá como respostas às agressões por ela sofridas, impostas pelo homem que polui e destrói o meio-ambiente. A crise econômica mundial colocou os países numa corda-bamba onde têm que tomar as medidas necessárias para que a recessão não tome conta sem, contudo, dar espaço a inflação. As coisas também não tem sido fáceis para as famílias. As pessoas têm que trabalhar cada vez mais para satisfazer as necessidades, para uns, e vaidades, para outros, colocando em risco os relacionamentos. Parece que os problemas se avolumam, crescem, e sobre eles pouco se pode fazer.
            No campo religioso também encontramos crise. Crise de identidade, crise de valores, crise de credo, crise de liderança, crise de espiritualidade, crise de ética, crise de relacionamento. Acredito que tudo isso tem a ver com a maior de todas as crises, que é a catalisadora de todas que citei e outras mais, é a crise de conhecimento. Não qualquer conhecimento. Não do conhecimento secular, mas do conhecimento de Deus. Em geral as pessoas não conhecem a Deus. A maior fome não tem sido a fome de comida, mas fome da Palavra. A maior sede não é a sede de água, mas a sede da Palavra.

            O texto bíblico fala de um momento de crise. Acredito que podemos inferir no texto além da necessidade de uma família, a necessidade da igreja de Cristo que pode ser satisfeita. Ao ouvir a queixa daquela mulher, Eliseu perguntou o que tinha em casa. Ele não perguntou o que ela perdeu com a crise. Ele não perguntou o que ela gostaria de ter. Nem perguntou o que tinha de sobra. Mas perguntou o que ela tinha. O que você tem, igreja? Ah, Senhor, queríamos tanto uma orquestra na igreja! Queríamos tanto ver os bancos lotados! Queríamos uma juventude dinâmica. Deus não está perguntando o que você gostaria de ter. Deus está perguntando o que você tem. Pois o que você terá dependerá de como você usa o que tem.
            A mulher disse que possuía apenas um vaso com azeite. Quero convidar você a pensar nessa mulher como sendo você. Cada um tem o seu próprio vaso: o coração. Quando abrimos o coração o Senhor derrama em nós do seu Espírito. Tudo o que a igreja precisa é do Espírito Santo de Deus. Sem o Espírito tornamo-nos um clube. Sem o Espírito nos esfriamos. Sem o Espírito não conhecemos de Deus. Sem o Espírito não há poder nem unção. Sem o Espírito não há a multiplicação. Sem o Espírito não há a glória de Deus. Por isso o que Deus está dizendo a sua igreja é: Deixa-me encher-te com o meu Espírito. Mas para que Deus encha o seu coração, o vaso, precisa estar vazio. Deus não enche corações cheios. Portanto, é preciso esvaziar-se da arrogância, da vaidade, do egoísmo, da auto-retidão, do autoconhecimento e etc...
            Mas olha que coisa interessante. A instrução de Eliseu diz que após recolher os vasos, deveria entrar em casa e fechar a porta. O que isso significa?

1. Significa que devemos nos separar do mundo (v.3-5)

            Para ver o enchimento do Espírito de Deus é preciso fechar a porta da casa para tudo o que não presta: para a bebida depois do culto, para o sexo ilícito, para a mentira, para a desonestidade, etc. Fechar a porta da boca para a língua maledicente, que difama, que fala da vida alheia. Entra com sua família dentro de casa e feche a porta para o mundo, pois dentro da sua casa você verá um grande milagre, o Espírito Santo de Deus sendo derramado no coração de cada filho, da esposa, do esposo.

            Não podemos viver vida dupla.

2. Significa que devemos cultivar a intimidade com Deus

            Você pode estar fechando a porta da sua casa para tudo o que não presta, mas se não buscar a intimidade com Deus, mesmo assim, não será cheio do Espírito Santo. Jesus disse no sermão do monte que era para fechar a porta da falta de tempo para Deus, não foi? Veja o que diz Mateus 6.6
           
            Não se pode esperar vitória sem Deus.

3. Significa que devemos buscar novos vasos (v.3, 6)

            O Espírito Santo será derramado na medida em que você trouxer novas pessoas para o reino do Senhor. Veja que quando cessaram os vasos, cessou também o azeite. Há pessoas que dizem assim: “ah, pastor, mas estou com tantos problemas...”, “ah, Senhor, o Senhor entende, está acontecendo isso, isso e aquilo”, “ah, Senhor,....”. Não se pode dar desculpas. Pra Deus não desculpas que justifiquem a inanição...
            Deus derrama vitórias sobra a igreja que marcha, que vai a luta, que trabalha, que vai ao encontro de novos vasos, ou seja, novos corações: “Venham todos, há algo de especial aqui!”. “Venham, Deus quer fazer algo em sua vida!”...

4. Significa que o enchimento do Espírito é a provisão para a igreja (v.7)

            A presença do Espírito Santo é a provisão de que necessitamos. Onde há o Espírito há prosperidade. Prosperidade na vida, na casa, na igreja.
           
Conclusão

            Se você quer viver em vitória precisa do Espírito Santo em sua vida.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...