Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

COMO ANDAR COM DEUS NO NOVO ANO


Romanos 8.28-39

Em 2012 qual foi a sua pior dificuldade na caminhada de fé? É verdade que essa pergunta conduz a busca por respostas das mais variadas, mas que não responderão o que de fato tem correspondência com ela. A razão concentra-se naquilo que vocês estão cansados de ouvir deste púlpito, exceto alguns que estão aqui de passagem, de que as questões que frequentemente buscamos soluções ou respostas fora de nós, na verdade, estão em nós mesmos. Ou seja, frequentemente pensamos coisas sobre nós fora de nós. A vida sempre acontecendo fora.  Então, quando pergunto: Qual foi a sua pior dificuldade na caminhada de fé em 2012?, talvez alguns responderão: “Ah, foi minha sogra! Ela é terrível! Me tirou do sério várias vezes. Vive se intrometendo nas coisas lá de casa, causa intriga. Eu e minha mulher temos brigado tanto que nem tenho vontade de orar mais, ler a Bíblia é um fardo. Ir à igreja então... Me sinto abatido, desanimado...”. A maioria de nós escolhe temas, pessoas, situações, decepções nos relacionamentos para determinar o motivo da dificuldade do andar com Deus. Outros diriam: “Minha pior dificuldade foi o pastor ou vários pastores...”; “Foi a igreja... Minhas experiências com a igreja prejudicaram em muito minha caminhada com Deus”; “Foi o diabo...”; “Pra mim foram as adversidades. Oh, ano difícil...”; “As privações... Elas sim, foram um entrave na minha caminhada de fé”; “Foi a morte do meu ente...”.

E de fato a gente elege essas coisas para fugir ou não chegar à raiz da questão. Não são essas coisas ou pessoas que atrapalham nossa caminhada de fé. Não são essas coisas que atrapalham nossa vida com Deus. Elas nem tem o poder de atrapalhar. Porque o texto bíblico não os elege como sendo aqueles que atrapalham nossa trajetória. Ele diz: “...” (vs.37-39). Essas coisas não são vencidas na nossa caminhada. Elas não surgem como impedimento de andar com Deus ou como elemento absolutamente destruidor. Pois o texto é claro ao dizer que todos eles foram vencidos em Cristo que nos amou. Você já venceu todos eles. Tudo o que acontece fora de você mesmo já foi derrotado em Cristo. Então, se tudo que está fora de mim e que poderia ser impedimento no andar com Deus foi vencido em Jesus, mas se há coisas que atrapalham meu caminhar é lógico concluir que o que me atrapalha está dentro de mim, assim como o que me catapulta para o andar com Deus está dentro de mim. Portanto, ninguém nem nada do lado de fora tem o poder de atrapalhar minha caminhada com Deus. Somente eu em mim tem esse poder. Então, não é sua sogra, nem seu cônjuge, nem suas privações, nem seu irmão em Cristo, nem o pastor ou pastores, nem a igreja ou as igrejas, nem o diabo, nem a morte de um ente... é você mesmo. “...” (vs.38-39). Não são as forças visíveis ou invisíveis. Nada do que está pra fora pode me afastar do amor de Deus, disse Paulo.
Isso tudo coloca pra nós algumas questões:

1. O ANDAR COM DEUS NÃO DEPENDE DAS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS DE UMA DECISÃO PESSOAL (vs.34-35)

Pense comigo: o amor de Deus alcança a alma do indivíduo. Se Jesus fez tudo isso por nós, nossa salvação não é circunstancial. Nada tira nossa salvação. Se isso é verdade, nosso caminhar com Deus também não é circunstancial, a não ser que eu seja a minha própria circunstância já que nada me tira do caminho além de mim mesmo.

Olhando para o verso 35, todas as coisas descritas ali são elementos constitutivos da nossa cami-nhada terrena. Ou seja, somos atribulados, angustiados, perseguidos, passamos por privações, perigos, guerras... “todos os dias” (v.36). E mais, diz que por amor a Ele a morte o cerca todos os dias. Aqui há um contexto de perseguições.

Portanto, quem dificultou seu andar com Deus em 2012? VOCÊ MESMO! E se a Bíblia diz que tudo isso já foi vencido em Cristo, por que pessoas chegam ao final de 2012 sentindo-se derrotadas? A questão fundamental é de foro interior. Isso diz respeito ao Evangelho sendo internalizado. Essa é a decisão. Consiste em abraçar o Evangelho em toda a sua plenitude. O Evangelho faz por mim (As bem-aventuranças...).

Então, o andar com Deus não depende das circunstâncias, mas de uma decisão: abraçar o Evangelho.

2. MEU ANDAR COM DEUS NÃO É UM CAMINHO, MAS EU MESMO (vs.28-29)

O caminho é o próprio indivíduo. “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam”. Em outra versão: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” A palavra que foi traduzida por cooperar é sinergia, no grego... Isso tudo com um propósito. Esse propósito está contido no verso 29 “...”.

A mensagem dita nesses versos é dita, mas muitas vezes não percebida. Diz que o interesse de Deus é você... 

Então, quando as circunstâncias surgem o objetivo de Deus é você. Ele trabalha nas circunstâncias porque o seu amor sobre você. As circunstâncias são apenas instrumentos de Deus na sua vida para que algo muito maior que a cessação das circunstâncias adversas aconteçam: fazer de você alguém parecido com Jesus. Nesse caso, nada é impedimento a não ser você mesmo. Dallas Willard em seu livro “A conspiração divina”, tem um capítulo em que trata da relação fé e vida, e como Deus quer trabalhar a nossa fé na nossa vida.

Querido(a), as questões impeditivas no nosso andar com Deus somos nós mesmos. Eu sou o meu caminho. Os buracos estão em mim, as pedras estão em mim, os abismos estão em mim. Não estão fora de mim. Não estão nos outros. Estão em mim. Estão em você. Assim como na prata, Deus quer nos purificar para que nossa vida seja o caminho no andar com Ele.

Portanto, o meu caminho no andar com Deus é eu mesmo.

3. EM SENDO EU MESMO O CAMINHO, MINHA VIDA TERMINA EM JESUS (v.29)

A partir do momento em que fomos alcançados por Jesus, Deus trabalha em nós para sermos como Jesus. Há uma música que diz assim:

“Quero ser igual a Jesus, caminhar seguro na luz,
Conhecer ao Pai e fazer sua vontade
Tudo aquilo que Jesus aqui fez
Também quero eu fazer.
Demonstrar amor como ele mostrou
E também pregar como ele pregou
Quero ser exemplo de vida como ele foi pra mim
Quero ser como Jesus”. 

Sua vida deu seus passos em 2012 para igual a Jesus? Que tal ao invés de traçar planos terrenos e seculares para 2013 determinar que em 2013 a começar hoje sua vida vai ser o caminho que desemboca em Jesus. 

CONCLUSÕES:

Como será seu andar com Deus em 2013 não sei. Mas sei que se você quer andar com ele sendo você o caminho que termina em Jesus, algumas coisas terá que fazer.

a) Pare de culpar os outros pelo momento que você está. Seu desânimo não é por causa de outros. Sua desistência não por outros... Mas por você. Quando culpo os outros ou às circunstâncias pelo que estou vivendo meu andar torna-se um caminhar de morte. Porque se a Bíblia diz que “a alegria no Senhor é a minha força” e estou sem força é porque meu ser não está em Deus.
b) Se aproprie do Evangelho. Quando penso nos versos (37-39) enquanto verdade e promessa divinas não me sinto infeliz com Deus ou em Deus porque o é Evangelho se realizando em mim.
c) Portanto, ao invés de buscar responsáveis para fora de você faça da sua vida um andar para se realizar em Deus apesar de (vs.35, 38-39). Se realizando em Deus encontramos motivos para: servir a Deus, crescer em Deus, amar a Deus, se fortalecer em Deus...

Que assim seja seu andar com Deus em 2013!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...