Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

ATITUDES NA HORA DA PROVAÇÃO

Tiago 1.2-5

Por que somos provados? Esta pergunta tem desafiado muita gente. O livro de Jó trata do tema relacionado ao sofrimento humano. Habacuque enfrentou profunda crise espiritual e existencial, porque via a injustiça aprofundar-se, oprimindo o homem bom. A questão é tão séria que leva a muitos a ressecarem suas mentes tornando-os céticos e a não enxergarem a providência divina porque perderam a fé.

Dificilmente vamos conseguir esgotar a questão do sofrimento e as razões para as provações, e nem é esse nosso propósito. Mas a questão ainda incomoda e precisamos afirmar: cristãos têm crises pessoais e profundas muitas vezes. Sabendo disso, vários movimentos exploram esse tema inadequadamente, provocando, em muitos casos, a desorientação completa na vida de pessoas. Como se provações fossem vencidas com atitudes simplistas, como por exemplo, a oração. Embora saibamos que a oração sincera é poderosa, não podemos cair na tentação de acreditar que ela resolverá todos os proble-mas porque os problemas precisam de atitudes concretas. É por isso que Tiago nos dá algumas recomendações.

Primeiro, as provações devem ser enfrentadas:

1. COM ALEGRIA (v.2)

Você pode estar se perguntando: Como pode Tiago dizer que passar por provação é motivo de alegria? A Bíblia na Linguagem de Hoje diz assim: “Sintam-se alegres quando passarem por todo tipo de aflições”. Essa alegria que Tiago objeta é a alegria de um crente. Note que no início do verso ele diz: “Meus irmãos...”, ou seja, o crente é o único que tem condições de sentir-se alegre em meio à provação. Pois essa alegria é originária da intimidade com Deus, mediante o fruto do Espírito. Por isso, em Gálatas 5.22 Paulo fala da alegria como um dos aspectos do fruto do Espírito.

Numa sociedade hedonista como a nossa, ou seja, aquela que busca o prazer no grau máximo, tudo o que é desagradável é rejeitado.

2. COM PERSEVERANÇA (vs.3-4)

A palavra “perseverança” é usada em conexão com a fé, sendo um produto da fé ativa. Somente a fé pode produzir perseverança. As dificuldades, provações existem para serem vencidas. É possível vencê-las, não no poder da carne, mas no poder do Espírito, na força da fé. É na provação que o caráter é aperfeiçoado. Por isso o texto diz: “...para que sejais perfeitos, completos e em nada faltosos”.

As provações vencidas nos fortalecem para que enfrentemos outras que surjam, com mais capacidade e confiança. Por isso a ação de perseverar não é uma atitude passiva. É uma atitude dinâmica que significa “suportar calma e heroicamente”.

Quando o texto bíblico fala de perfeição, está se referindo não a ausência de defeitos, mas ao crescimento em maturidade. Fugir das lutas não produz maturidade. Ignorar os problemas, também não. Mas enfrentá-los e vencê-los, isto sim, nos tornam adultos, tanto espiritual quanto emocionalmente.

3. COM SABEDORIA (v.5)

A sabedoria sempre foi algo apreciado pelos judeus. No Antigo Testamento um dos alvos dos judeus era alcançar a sabedoria. Mas o que significa exatamente sabedoria? Uma coisa sabemos, sabedoria não está ligada ao conhecimento acadêmico. Há muitas pessoas instruídas sem sabedoria. A sabedoria, no seu conceito neotestamentário repre-senta a preocupação em viver corretamente. Seu caráter é prático e nunca teórico.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...