Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

OS TRÊS C'S DA PROVAÇÃO - II

2. Coerência
“Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar,
levada e agitada pelo vento”, v.6

Coerência é “harmonia entre ideias ou acontecimentos”; “sentido lógico”. A coerência, nesse sentido, é muito mais do que a ausência de contradição, mas a presença de conexões positivas. Por exemplo, aquele que duvida revela que palavras são experiências estéreis, e não experiências do ser interior. Inclina-se para a incredulidade e não para uma experiência de fé durante a provação.
O coerente na provação, ensina Tiago, tem certeza de que Deus o prova e o aprovará; por isso, faz da oração o combustível para que sua alma mantenha-se acesa. A provação não é para eliminar a crença, a fé no que Deus pode e realizará. Provação e fé não são excludentes. Aliás, uma precisa da outra. Coexistem. 

3. Consistência 

“Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor,
pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.”, vs. 7-8

Consistência é “o estado ou qualidade de constância, o estado de uma coisa que promete durar e não ter mudança. Que consiste, que tem um certo grau de consistência, duro, sólido, resistente, constante, estável, perseverante e que não desiste”.

Consistência é o contrário do estoicismo humano (impassibilidade diante da dor e sofrimento), do caráter indomado por questão de temperamento. É o contrário do derrotismo, do tipo “vamos ver como é que fica”. Tampouco é um fatalismo resignado. Consistência é a qualidade que faz o homem avançar, mesmo sob fortes golpes, dores e sofrimentos. E qual o propósito disso? O propósito de Deus em permitir provações em nossa vida é que, passando por elas, nos tornamos mais fortes.
A consistência retratada por Tiago se demonstra com o seu oposto: Inconsistência. A inconsistência em algumas versões da Bíblia é retrata pelas expressões “ânimo dobre, inconstante em tudo o que faz”. A inconsistência revela nossa fraqueza. Temos picos de ânimo. Ora estamos num nível elevado, ora que ninguém chegue perto se não sofrerá os danos do estado baixo de ânimo. Inconstância é trancar-se em casa e não querer ver ninguém nem ir à rua por desânimo. Inconstância significa que só podem contar comigo se tiver num dia bom. A verdade é que ninguém quer ser inconstante. O que queremos é passar pelas provações, pelas pressões que experimentamos, os planos que temos, as dificuldades que encontramos lutando e vencendo. O que queremos é ser resistentes frente as demandas do dia-a-dia. O que queremos é não desistir jamais. O que queremos é consistência.
Queremos começar algo que recebemos da parte de Deus que será, maravilhoso, que vai ser a solução dos nossos problemas. Então iniciamos alegres, animados, hu, hu! E de repente, talvez por causa de pressão, dinheiro ou doenças, nós vamos tornando-nos inconsistentes. De repente o alvo que eu tinha, e o plano que Deus me deu, eu perco de vista. E por causa da inconsistência não alcançarei o meu objetivo.
Querido, Deus quer fazê-lo mais forte, mais estável. Mas a pergunta é: Como deixar de ser uma pessoa inconsistente para ser uma pessoa consistente? Como deixar de ser uma pessoa que às vezes não é perseverante, não é firme, não é estável e incerta, para ser uma pessoa firme, sólido, consistente, inabalável, e estável, como?
No texto a palavra traduzida por “ânimo dobre”, no grego é a palavra Dipisukikos. Fala de alguém com interesses divididos, alguém que facilmente vacila na mente, alguém incerto, alguém que está sempre na dúvida. Fala de alguém com duas almas, uma para o mundo e outra para Deus.
Querido, o que se quer dizer é que no meio das provações você precisa estar concentrado em Deus. Não se deixe absorver pelas coisas que acontecem, pois assim não aguentará mesmo. Lembre-se de Davi enfrentando Golias...
Quando nos mantemos firmes, consistentes, na provação somos animados e fortalecidos.
 
CONCLUSÃO
Deus tem nos dado princípios estabelecidos, a questão é: Vou permitir estes princípios em minha vida? Quando estiver mergulhado em provação aja com caráter, com coerência e com consistência assim você verá se tornando real em sua vida o que diz o verso 12:“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.”

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...