Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

CAMINHO PLANO

“Aplaina o teu caminho diante de mim”. Salmo 5.8

         Para iniciar quero citar dois momentos bíblicos. O primeiro está no livro de Provérbios; há um verso que diz: “Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim deles é a morte”. O outro são as palavras de Jesus que disse que o caminho que leva à vida é apertado e pouco frequentado. Neste caso, não temos o direito de alargá-lo nem o direito de facilitá-lo seja para mim seja para os outros. Não posso pedir que o caminho seja menos exigente, menos rigoroso. Não posso pedir que seja mais condescendente com a natureza humana. Mas, certamente, posso pedir como o salmista: “Aplaina o teu caminho diante de mim”.

            O caminho continua sendo o caminho de Deus, traçado por Deus. Não adaptado por causa dos meus interesses ou dificuldades pessoais. O que podemos é pedir para que o caminho dele seja aplainado diante de nós. Quando peço a Deus: “Aplaina o teu caminho diante de mim” reconheço que há obstáculo e buracos em minha jornada. Então desejo que ele torne o caminho plano, pois não quero nem abandonar o caminho nem cair em algum buraco presente nele.

Aliás, certa vez, num jornal, foi publicado em primeira página um incidente em que uma adolescente de catorze anos andava displicentemente por uma das ruas de sua cidade, quando, de repente, caiu num buraco fundo e perigoso. Muitas pessoas se mobilizaram para ajudá-la, e só depois de várias horas de tentativa foi que os bombeiros conseguiram resgatá-la com alguns ferimentos. Esse fato ilustra muito bem o que pode acontecer com os jovens e adolescentes que andam alheios aos caminhos de Deus e indiferentes aos conselhos dos pais, escolhendo caminhos impróprios, acabam caindo "nos buracos da vida" e para sair de lá dão muito trabalho. Jovens que cada vez mais cedo enveredam pela vida dos vícios, da sexualidade desenfreada, das amizades não condizentes. Todos nós vemos, a todo o momento, pela TV, a imoralidade de homens sem escrúpulos e aproveitadores de menores que usam adolescentes como objeto sexual. Seja como for, para resgatar esses jovens e adolescentes irá custar muitas lágrimas da família e orações da igreja, caso sua família faça parte de uma.

            Porém, em Jesus os jovens e adolescentes desfrutam a liberdade de fazer tudo o que na juventude e adolescência convém fazer. Mas é preciso orar, vigiar - tendo cuidado com as escolhas da vida, cuidar dos programas de televisão destinado ao público jovem que os influencia, e andar no caminho de Cristo Jesus. Assim, os jovens e adolescentes não cairão nos "buracos" da vergonha e desonra.

“Aplaina, Senhor o teu caminho diante de mim” é a oração do salmista. Ela também pode ser também a sua oração. Portanto, remova os buracos da minha trajetória, Senhor, para que eu continue caminhando o seu caminho. Livra-me dos buracos da vergonha e da desonra. Ajuda-me a estar atento, vigilante. Torne o meu caminho plano, facilite a minha caminhada. Quero continuar no seu caminho. Me alimente. Me revigore. Quero continuar avançando rumo ao céu.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...