Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

ATÉ QUANDO?


O Salmo 13.1-2, dizem assim: “Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando terei inquietações e a tristeza no coração dia após dia?”.  O “ATÉ QUANDO?” é uma pergunta universal e histórica. Todos sempre a fizeram. Quando surge a dor, quando a tristeza assola a alma, quando as coisas não dão certo, quando a família está desequilibrada, quando o sofrimento se instala; enfim, quando se vive algo não desejado e que perdura por um tempo maior do que imaginamos, a pergunta surge enfurecidamente: “Até quando?”. A pergunta: “Até quando?” indica que a pessoa está vivendo ao extremo da dor e sofrimento, além de revelar a insatisfação com o momento e a infelicidade atual.
            Mas a pergunta que tratamos hoje, muitas vezes é proferida por nós, foi dita por Davi. Davi estava lamentando a opressão praticada pelos seus inimigos. Estava vivendo um momento em que se sentiu abandonado. Não conseguia perceber Deus. O primeiro “até quando?” de Davi retrata isso: “Até quando esconderás de mim o teu rosto?”. O segundo é apenas a consequência “Até quando terei inquietações e a tristeza no coração dia após dia?”. Ou seja, quando Deus não é percebido ou considerado, o Deus capaz de nos ajudar com amor e bondade, se sentimos que não está presente, como ter a certeza de que o sofrimento terá fim? A tristeza e a angústia na alma se instalam mesmo. Até quando, Senhor, não se importará comigo?
            Talvez você tenha chegado a um momento da vida onde as circunstâncias sequestradoras da fé e esperança estejam dizendo a você: Deus se escondeu! Deus não liga para o que você está vivendo! Isso está acontecendo porque Deus não o ama! Mas saiba que isso não corresponde à verdade. O fato de você estar vivendo o que está vivendo, não significa que Deus não o ama, mas apenas diz que você está vivo. Porque o que você passa todo mundo passa. As coisas não são difíceis apenas pra você. A vida de todo o mundo é dura, é difícil. Veja, quem fez tal questionamento no texto bíblico, “Até quando?”, foi Davi. A Bíblia diz que Davi foi um homem segundo o coração de Deus. Por causa das inúmeras experiências com Deus era impossível deixar de perceber que Deus se importava com ele. Mas nesse momento Davi estava se sentido mais enfraquecido como todos nós algumas vezes. Circunstâncias tiram de nós a capacidade de enxergar certas coisas, inclusive Deus. Há momentos na vida que passamos por problemas maiores e saímos deles com mais facilidade. Momentos há que passamos por problemas menores, mas que temos maiores dificuldades de vencer. Às vezes não é o tamanho do problema, mas a nossa capacidade e força para encará-lo.
A pergunta “Até quando?” pode ser feita não como meio de revelar a dúvida quanto a bondade de Deus, mas como a expressão de que Deus tem o controle sobre todas as coisas. Nesse caso, referindo-se ao tempo em que Deus colocará fim ao seu problema. Até quando passarei por isso? Por uns poucos momentos? Por alguns dias? Por algumas semanas? Por alguns meses? Para sempre? A essas perguntas somente Deus tem as respostas. Mas muitas vezes nos deixa em suspense, pois não se obriga a responde-las como as fazemos. Portanto, quanto ao tempo não sabemos as respostas. E o mais importante da pergunta é que o salmista Davi reconhece que Deus tem o controle absoluto de todas as coisas. Isso deve bastar para nós. Mas não bastará pra você se não permitir que Deus tome o controle também da sua vida.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...