Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

SONHOS, PROMESSAS E UM GRANDE DEUS


Josué 14.6-14

Calebe estava entre aqueles doze homens que Moisés enviou a Canaã para espiar a terra. Naquela ocasião Deus prometera a Calebe que Hebrom seria sua por herança. E neste contexto aqui, toda a Canaã já fora dividida entre as tribos, porém, menos Hebrom que era de Calebe, mas que não havia sido conquistada.
A promessa fora feita 45 anos antes de Canaã ser conquistada. Esperar durante muito tempo não é fácil. A sensação é de que nada está acontecendo, se movendo para o seu alvo. Tudo parece estar parado no tempo e no espaço. Calebe teve que esperar confiante por este grande momento. Para Calebe perseverar não era questão de opção, mas uma questão de realização de um sonho.
Agora lhe pergunto qual é o seu grande sonho? O de concluir a faculdade ou fazer uma? O de melhorar as condições de vida da sua família? Ver toda a sua família aos pés do Senhor? Ver a restauração da família? Ter o perdão de alguém? De casar?
No entanto, o que você precisa saber é que a sua Hebrom não pode ser apenas um desejo, tem que ser uma promessa de Deus. Ou seja, não adianta sonhar com aquilo que Deus não lhe prometeu. Em outras palavras, você só verá como Deus é grande quando seus sonhos forem produtos de suas promessas a você. Não importa quanto tempo passará até que Deus cumpra suas promessas. O importante é não perder, deixar escapar ou descrer da promessa de Deus.
Nesta perspectiva quero convida-lo a olhar para Calebe e ver que não é a fé o suficiente para que as promessas de Deus se realizem em sua vida, mas aquilo que você fará como resultado da fé de que o grande Deus cumpre suas promessas.
Para manter vivos os sonhos até o cumprimento da promessa de Deus, é preciso:

1.  Não desistir do sonho (v.7,10)

                A promessa fora feita 45 anos antes de Canaã ser conquistada. Esperar durante muito tempo não é fácil. A sensação é de que nada está acontecendo, se movendo para o seu alvo. Tudo parece estar parado no tempo e no espaço. Calebe teve que esperar confiante por este grande momento. Para Calebe perseverar não era questão de opção, mas questão de realização de um sonho.
                “Como sentia no coração”, são as palavras ditas por Calebe. Estas palavras revelam a certeza deste homem sonhador, visionário. Sentia no coração o desejo de possuir logo a terra que Deus prometera. Há uma promessa para ser realizada. Será um amanhã cheio de esplendor. O nosso destino é Hebrom! Todos nós esperamos por isso. No entanto, qual é sua Hebrom? Ou seja: seu grande sonho?
                Calebe não podia sonhar com aquilo que Deus não prometera. O que está acontecendo na sua vida é baseado no que Deus falou a você ou está se baseando na intuição?

2. Vencer os gigantes (v.12)

                Deus não faz aquilo que cabe a nós. Calebe sabia disso. Por isso, que com disposição se levantou do seu lugar e lutou por aquilo que era seu por promessa divina. Muitas bênçãos podem ser perdidas quando nos acomodamos. A luta é necessária para que as coisas se realizem. A luta faz os vencedores. Os sonhos que se realizam não ficam apenas como sonhos, mas são transformados em luta diária e constante do que se quer e Deus prometeu.
                Os gigantes são as situações, aqueles momentos em que se diz a nós: “Você não vai conseguir”, “Isso é impossível de se realizar”. Os gigantes possuem vários nomes. Havia alguns gigantes na vida de Calebe:

a)       A cidade fortificada;
b)       Os homens daquela cidade;
c)       A sua idade;
d)       Solidão.

Mas na sua vida os gigantes podem possuir outros nomes, por exemplo:

a)       “Sem dinheiro” – O “sem dinheiro” impede com que pessoas realizem o sonho de fazer um curso, de construir sua casa, impede a igreja de conquistar muitas coisas. Nesse caso se diz: “Não tenho condições”, “Não temos dinheiro”. Lembram daquela mulher que tinha um fluxo de sangue? Aquela mulher não tinha mais dinheiro algum, mas o seu sonho se realizou. Você pode não ter nenhum dinheiro, mas o seu sonho pode se realizar.
b)     O gigante pode ser a “Incredulidade”. Muitas vezes você pode ter engavetado seu sonho pensando que o tempo já passou: “Agora estou velho e não sirvo pra mais nada”. Não pense assim! Talvez por causa das muitas coisas que já aconteceram na sua vida e que não deram certo, você acredita que o sonho não se realizará.
c)     Mas, talvez, o gigante da sua vida se chame “Rejeição”. Por causa da rejeição muitas pessoas abandonam seus projetos... Ou quem sabe é o sentimento de inferioridade...

3. Renovar seu compromisso com o Senhor diariamente (v.8)

                Por três vezes o texto bíblico faz referência afirmando que Calebe fora fiel ao Senhor, versos 8, 9 e 14.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...