Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

A INTEGRIDADE DA IGREJA






Efésios 5.26-28

Mas o que tem haver este texto com a igreja já que ele fala da relação conjugal, marido amando a esposa, esposa sendo submissa ao marido?  A resposta é dada no verso 32: “Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja”.

Integridade significa, segundo o Dicionário Aurélio, “qualidade de íntegro, retidão, inocência, pureza”. Isto se refere à natureza íntima da igreja, a sua essência, aquilo que excede ao que parece ser, é o ser real, aquilo que a igreja é em si. Mas o que ela é? Pensemos na resposta a partir da afirmação do texto bíblico:  "Para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra...”. Cristo Jesus amou e se entregou à igreja com a finalidade de torná-la santa, separada, consagrada. O texto ainda diz que essa natureza: santa, separada, consagrada é criada a partir do evangelho: “tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra...”. O que Paulo está querendo dizer é que o evangelho, a palavra, torna a igreja de Cristo uma igreja pura, limpa. Em outras palavras não se pode pensar na natureza da igreja excluindo aquilo que o evangelho é. Foi o que Jesus deixou bem claro aos discípulos em Mateus 16.15-18:

“E vocês?’, perguntou ele. ‘Quem vocês dizem que eu sou?’. Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’. Respondeu Jesus: ‘Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la”.

Aqui está o cerne da igreja, a sua parte mais íntima, a sua alma: Cristo, o Filho do Deus vivo, o evangelho encarnado que por meio dele, para ele e por ele existe a igreja. Não se pode pensar, ser e fazer igreja sem a consideração de que Cristo, o Filho do Deus vivo, o evangelho em forma de pessoa, é o centro da igreja. Neste caso, precisamos pensar na integridade da igreja sob alguns aspectos:

a) A igreja não pode ser o que ela não é.

                Quem é a igreja? Nós. Isso diz respeito ao aspecto pessoal e visível da igreja. Agora, o que é a igreja? Os conceitos atribuídos a igreja, decorrentes daquilo que é prático, não dizem aquilo que a igreja é. Eu tenho sido muito incomodado a respeito disso, creio que é Deus tratando. Por exemplo, quando vamos determinar o que é uma igreja quais os critérios que usamos? Aquele igreja É BOA porque tem MÚSICA BOA. Aquele igreja É BOA porque tem LIDERANÇA BOA. Aquele igreja É BOA porque tem ORGANIZAÇÕES BOAS. Aquele igreja É BOA porque tem ESTRUTURA BOA. Aquele igreja É BOA porque tem... BOA. Não é assim? No entanto, Jesus diz que a essência, a integridade da igreja está na palavra, no evangelho e não naquilo que ela faz ou pode fazer em seus aspectos pessoais e visíveis que tão somente mostram o quanto queremos uma igreja para nós satisfazendo nossos sonhos de igreja. Portanto, a igreja é o corpo edificado sobre o próprio Cristo no qual o inferno não consegue resistir.

b) A igreja não pode aderir ao pensamento de um falso evangelho

                “E, vós, quem dizeis que eu sou?”. A preocupação de Jesus consiste na maneira como a igreja vive e prega o evangelho. É como se Jesus dissesse: “Que evangelho vocês tem anunciado?”. A integridade da igreja está na vivência do verdadeiro evangelho: “Tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra...”.

c) A igreja não pode se contaminar com o mundo

                Ela é distinta do mundo.

d) A igreja precisa reger-se pelos valores do reino

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...