Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

DECISÃO INTELIGENTE


 “Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto”.  
Salmos 16.8-9
Estamos a todo momento tomando decisões. Elas fazem parte da vida, e sem elas a vida fica estagnada. Algumas decisões são boas outras ruins. Algumas trazem consequências agradáveis, outras nem tanto. A decisão que tomamos determina o nosso destino. As coisas não acontecem porque tinham que acontecer. Tudo está relacionado às escolhas que fazemos. Na medida em que tomamos decisões erradas, o resultado será negativo. As decisões reverberam não só no presente, mas também no futuro. O que você tem vivido hoje que é o resultado de escolhas erradas no passado? O que atormenta você? Se o relacionamento com seu cônjuge não está bom é por causa das escolhas que foram feitas. Muitos dos problemas que você está enfrentando é por causa das decisões que tomara. Nada é por acaso. A sua escolha determina o que será de você e da sua família.
No processo de tomada de decisões primeiro vem a hesitação, depois a inconstância. A hesitação nos deixa no mesmo lugar, não provoca caminhada alguma. A inconstância obriga-nos a dar tantos passos para trás quantos os que foram dados para a frente, sucessivas vezes.   Vencidas a hesitação e a inconstância, o indivíduo resolve de uma vez por todas colocar Deus no devido lugar em sua vida. Então pode afirmar: “Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado”. Parafraseando o verso, podemos dizer: “Fiz do Senhor a minha companhia constante”. Quando chega a esse estágio, a segurança emocional alcança alturas antes desconhecidas e inimagináveis. Porque o Senhor está sempre diante de seus olhos, o salmista explica que jamais será abalado. O que se está querendo dizer é que a vida não pode ser construída nem resolvida se Deus não tiver lugar na sua vida.
Quando a decisão é a de permitir que a vida seja resolvida em torno de Deus, convidando-o a fazer parte da existência, algumas coisas acontecem: sai a tristeza e entra a alegria, sai o medo e entra a coragem, sai a depressão e entra a euforia, sai a dúvida e entra a certeza. As variações de ânimo diminuem. O ânimo não depende das condições favoráveis ou de pessoas variadas, mas tão somente da decisão de fazer com que Deus faça parte da vida. Com Deus suportamos os imprevistos, as dores, os sofrimentos.
Aquele que decide colocar Deus a sua frente, dia após dia, momento após momento, além de não ser facilmente abalado, experimenta uma alegria preciosa e constante. Essa foi a experiência do salmista: “Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto”.  Trata-se de uma alegria profunda que nasce no mais íntimo do ser, na alma. Uma alegria interior e não facial. Ela é teimosa. Ninguém a tira. Deus não realiza algo que pode se perder ou alguém tirar.
Uma grande e famosa afirmação sobre isso foi dita por Habacuque, no capítulo 3, verso 18: “Ainda assim exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação”. Essa é a mais inteligente das decisões; ou seja, levar Deus para dentro da sua vida. Faça isso e verá o resultado.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...