Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

INTEGRIDADE COMO ESTILO DE VIDA



“Quem assim procede nunca será abalado”.
Salmos 15.5
Integridade significa, segundo o Dicionário Aurélio, “qualidade de íntegro, retidão, inocência, pureza”. Para ser íntegro é preciso fazer um grande sacrifício. Falar sempre a verdade, não usar a língua a serviço da difamação, não prejudicar aos outros, não dar ouvidos a quem não merece respeito, honrar os que temem a Deus, manter a palavra mesmo que isso traga prejuízo, não fazer bem aos outros visando lucros, não aceitar recompensa para fazer algo ilícito e etc. Para viver assim significa crucificar a natureza humana. Para viver assim é preciso nadar contra a correnteza. Para viver com integridade é preciso buscar a constante presença de Deus na vida. Esse estilo de vida é algo muito elevado e tão incomum que somos obrigados a permitir uma invasão do Espírito Santo de Deus em nosso ser, e não ser subjugados pela carne.
            É exatamente sobre isso que discorre o salmista no Salmo 15. Ou seja, o salmista descreve a pessoa qualificada para ser acolhida por Deus no sentido de cair no agrado de Deus. O homem íntegro, diz o salmo, é correto em ação, é correto em palavras, nas atitudes e etc. Entretanto, essas qualidades não são naturais ao homem; por isso, precisa da ajuda de Deus, pois só ele pode proporcionar esse estilo de vida. Mas se o viver íntegro é algo tão difícil, podemos nos perguntar: vale a pena o sacrifício de viver com integridade? Obtemos a resposta a partir da afirmação da última frase no final do Salmo: “Quem assim procede nunca será abalado”. O salmista quer saber quem será capaz de desfrutar da presença e companhia constantes de Deus. Então, descubro que é aquele que vive com integridade. Pois Deus não age em quem não vive uma vida íntegra. E, ainda, há essa belíssima promessa, de quem vive com integridade viverá sempre com firmeza, pois nunca será abalado. Andará sempre de cabeça erguida. Olhará os demais sempre nos olhos. Não será alvo de repreensão. Será digno de confiança.
            O chamado para viver com integridade é para todos nós. Há recompensa da parte de Deus quando vivemos assim. Colhemos frutos de uma vida íntegra. Integridade é a razão pela qual Deus tem prazer em nós. Mas as vezes há um preço a pagar. Viver com integridade parece muitas vezes nadar contra a correnteza. Muitas pessoas não ligam para um viver íntegro, e isso é uma pena! Alguns chegam a dizer, mas todo mundo age assim! Na verdade pode-se estar dizendo: todo mundo não é íntegro! Mas não importa como vivem os outros. O que importa é o nosso dever de viver com integridade. Portanto, seja íntegro nos seus negócios. Seja íntegro nos seus relacionamentos. Seja íntegro nas suas decisões e no cumprimento dos seus deveres, pois isso agrada a Deus.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...