Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

A INTEGRIDADE E A INTEGRALIDADE DA IGREJA – PARTE 2

No texto anterior tentamos refletir integridade. Agora, na continuidade deste artigo, desejo com você buscar o conceito de integralidade e sua aplicação à igreja. Tratemos, primeiro, da definição do termo. Integralidade é a totalidade das coisas; qualidade; condição do que é integral. Significa que não pode sofrer alteração no que é em si. Integralidade é aquilo que a igreja faz como resultado do que é e não do que quer ser. Muitas vezes a igreja quer trabalhar para mostrar aquilo que quer ser, mas o resultado jamais será diferente daquilo que é. Em outras palavras, a igreja jamais será aquilo que não é. O texto que consideramos diz: “...e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável”.(grifo meu)

A Bíblia fala de uma igreja que nos sonhos de Jesus é uma igreja esplêndida (gloriosa), cheia de fama, de honra, renomada. As palavras bíblicas referem-se à beleza: “sem mancha nem ruga ou coisa semelhante”. Você já adquiriu micose provocada pela areia da praia? Eu já. O corpo fica manchado. É feio. É estranho. É doença. Você tem rugas? As rugas são decorrentes do processo natural de envelhecimento da pele, porém fatores ambientais e de estilo de vida podem acelerar seu desenvolvimento. Os principais agentes que contribuem para o desenvolvimento de rugas são: fumo, estresse, grande exposição aos raios do sol e alterações do hormônio feminino (estrogênio). As rugas mostram que há o envelhecimento da pele.

Isso significa que tudo que é fora da natureza da igreja não pode ser permitido como se fosse parte. Há muitas coisas que podem ser mudadas na igreja. Nesta época muitas e aceleradas transformações ajudam a caracterizar o mundo. No entanto, devemos questionar o que deve e o que não deve mudar, o que pode e o que não pode ser mudado e até onde convém operar mudanças. O fato é que nessas transformações a igreja não pode parar no tempo. Ela não alcançará a humanidade se fechar-se crendo que pode continuar sendo a mesma de anos passados. Nesse caso mudanças devem ocorrer. Porém, uma igreja que busca integralidade não pode ser alterada em algumas coisas. Ela não pode:

a) Mudar na sua mensagem - A mensagem da igreja tem que ser sempre uma mensagem bíblica. A Bíblia tem que ser apreciada. Ela é a verdade absoluta neste mundo cheio de relativismo. Há aqueles que querem mudar a mensagem em função dos interesses. Os crentes não podem aceitar qualquer coisa. A mensagem deve falar do único meio de salvação.

b) Mudar na sua missão - A igreja que busca ser integral é a igreja honrada gloriosa. Sabe por quê? Porque a integralidade diz que ela não muda por causa das ambições, vaidades e pretensões humanas. A missão da igreja consiste no estabelecimento do reino de Deus nos corações humanos, no fazer discípulos tornando-os obedientes à Cristo (Mateus 28-19-20).

A expressão: “A integridade e a integralidade da igreja” é o mesmo que dizer que a igreja trabalha pela pureza e essência da sua existência, e que não muda no caráter em função do tempo, época ou interesses humanos. Que seja esta a igreja na qual fazemos parte.

LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...