Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

ANSIEDADE: COMO DERROTÁ-LA?

Provérbios 3.1-14


INTRODUÇÃO

Começamos com uma pergunta: O que é ansiedade? A ansiedade é uma sensação derivada de momentos de preocupação, tensão e apreensão, sentida como antecipação a problemas. Quando esta sensação é experimentada em momentos estressantes, em que as pessoas se vêem frente a situações difíceis e decisões importantes, é considerada normal. A ansiedade é considerada um transtorno quando o indivíduo a experimenta de maneira exagerada, relacionada a preocupações excessivas e não realistas. Mas há a ansiedade natural, cotidiana, é aquela que sentimos em face às situações ameaçadoras e estressantes que exigem de nós uma resposta imediata.

Já se tem dito que a ansiedade é o mal do século. No dizer de Gary Collins: “A ansiedade é a mãe de todas as neuroses”. A ansiedade é tão séria que influencia diretamente à qualidade de vida das pessoas. Pessoas ansiosas sentem dificuldade para relaxar, sente a sensação de que está no limite do nervosismo, tem a tendência de cansar-se com facilidade, tem dificuldade de concentração, tem dificuldade para dormir ou o sono é insatisfatório, quando senta para refeições em vez de aproveitar aquele momento já está pensando nas coisas que fará depois, pessoas ansiosas sofrem antecipadamente com aquelas coisas que só serão resolvidas depois de alguns dias ou meses.

Ansiedade é preocupações que não precisaríamos vivenciar. Ansiedade é um mal natural da existência humana, mas que não precisa ser vivido. Por isso, a Bíblia tem a preocupação de nos ajudar em nosso dia-a-dia com esse mal que assola.

I. MAS O QUE GERA A ANSIEDADE?
1. As necessidades materiais geram ansiedade (vs.9-10)

a) O que vamos comer, beber, vestir?
b) As dívidas, como pagar as contas?
c) Os filhos quando pedem alguma coisa...
d) A esposa gostaria disso ou daquilo...

Porém, as necessidades são supridas dependendo sobre como procedemos na vida. Ou seja, a ansiedade torna-nos escravos e é capaz de adoecer-nos. A sabedoria como vivemos diariamente gerará o que é dito no verso 8: “Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos”.

2. As obrigações do dia-a-dia geram ansiedade – É a sensação de que os dias estão mais curtos. Não é que os dias estejam mais curtos é que a gente pensa e quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Ainda tenho isso e aquilo pra fazer, será que dou conta?

3. O tipo de ambição na vida gera ansiedade (vs.9-10)
Não é sem razão que o texto diz “Honre ao Senhor com todos os recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações”. A ordem determina o que será de todo o restante da vida. Ou seja, verso 10: “os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho”. Em outras palavras, é uma questão de escolha quanto àquilo que nos concentraremos, pois uma coisa afetará diretamente a outra. Se ambicionarmos valores terrenos e temporais ficaremos ansiosos por alcançá-los, mas se o relegamos a segundo plano, concentramos mente e energia naquilo que mais importa, o nosso Senhor, a quem escolhemos. E, ao invés de nos perdermos em nossas próprias preocupações, buscaremos em primeiro lugar aquilo que interessa a Deus.

Tudo isso leva-nos à questão da ambição. Todos os seres humanos "buscam" alguma coisa. Não é natural que as pessoas fiquem à deriva, sem alvo na vida. Precisamos de alguma coisa pela qual viver, algo que dê significado à nossa existência, alguma coisa para "buscar", alguma coisa sobre a qual colocar o nosso coração e a nossa mente. Embora poucos hoje em dia usem a linguagem dos antigos filósofos gregos, o que nós buscamos, de fato, é aquilo que eles chamavam de "o Bem Supremo", para lhe dedicarmos as nossas vidas. Provavelmente, "ambição" é o termo moderno equivalente ao “Bem supremo” dos gregos. É verdade que, no dicionário, esta palavra significa "um forte desejo de alcançar o sucesso" e, portanto, de um modo geral, a sua imagem é ruim, pois tem um sabor egoísta. Mas a "ambição" pode igualmente referir-se a fortes desejos, altruístas em lugar de egoístas, piedosos ao invés de mundanos. Resumindo, é possível ter "ambições para Deus". A ambição refere-se aos alvos de nossa vida e ao incentivo que temos de atingi-los. A ambição de uma pessoa é aquilo que a impele: revela a mola principal de suas ações, suas mais secretas motivações. Isto, então, é o que Salomão estava dizendo quando lemos: “Honre ao Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;”, ou seja, é definido o que devemos buscar em primeiro lugar: honra a Deus.

A Bíblia nunca proibiu os bens nem a previdência, mas a preocupação ansiosa. Neste caso, o tirar de Deus para satisfazer as necessidades básicas. É o que Jesus ensinou aos discípulos quando falou sobre a ansiedade: não se preocupem com o alimento, bebida e vestimentas, pois essa é a obsessão dos "gentios", que não o conhecem; mas que se preocupem antes com o reino de Deus e com a justiça divina, bem como com a sua propagação e o seu triunfo no mundo.

II. RAZÕES PARA NÃO VIVER ANSIOSO - Há três:

1. Deus é provedor (vs.9-10) - Deus provê tudo que necessitamos sem que tenhamos de nos preocupar. Quer ver uma coisa? Você recebe pagamento e no dia 10 está sem dinheiro. O que se faz no restante do mês? É milagre...

2. A confiança em Deus melhora a vida (vs.5,8) - A ansiedade não resolve nossos problemas, nem desenvolve o nosso físico, nem acrescenta qualquer coisa importante em nossa vida. Além de não resolver nos piora emocional e fisicamente.

3. A ansiedade é coisa de quem não conhece nem crê em Deus (v.5) - Pois quem não crê em Deus não se preocupa com o espiritual, somente com o material.

III. ATITUDES QUE DERROTAM A ANSIEDADE - Como podemos derrotar a ansiedade?

1. Invista em lazer
2. Invista no sistema de valores divinos
3. Invista na vida espiritual (v.1)

Como investir na vida espiritual? Quero tomar emprestado as palavras de Paulo aos Filipenses 4.6-8 para complementar o que observamos em Provérbios: “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.”

O texto ensina duas coisas:

a) Redescubra a vida devocional (.1-2)
b) Faça uma faxina na sua mente
• Como anda sua mente?
• Precisamos irrigar o solo da nossa mente (palavras saudáveis, bons livros e etc)

CONCLUSÃO


O duelo que é travado em nossa vida entre os desejos materiais e os valores espirituais será sempre constante. Por isso, honre a Deus de tal forma que ele seja superior. Não vale a pena viver como se a vida fosse resumida à comida, à bebida, ao vestuário, ao emprego, etc. Confie que Deus suprirá todas essas necessidades em sua vida se você se preocupar e se ocupar com o reino e o que ele requer de você.

PR. LEANDRO MENEGATE
Sermão pregado no domingo, 17 de outubro de 2010.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...