Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

NATAL: DO NASCIMENTO DE JESUS AO QUEBRA-CABEÇAS CULTURAL E RELIGIOSO - III

PAPAIL NOEL OU SÃO NICOLAU?

Na busca das raízes históricas é precisamos ir fundo no passado para sabermos como tudo começou. A base da figura do papai Noel é Nicholas ou Nicolau de Smyma (Izmir). Nicolau foi bispo de Mira (Turquia). Por ter herdado a riqueza de seus pais, e sendo tão generoso, tinha por prática distribuir presentes às crianças pobres, as escondidas, lançando-as pela chaminé. A associação da imagem de São Nico-lau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A Igreja Ortodoxa Bizantina elevou Nicolau ao status de “milagreiro”. Em sua honra foi construída uma catedral na Rússia, hoje a mais antiga do país. A Igreja Católica Romana honrou Nicolau por ter ajudado as crianças e os pobres, tornando-o o santo das criança e navegantes. Seu dia é o 6 de dezembro. Mais tarde essa data fundiu-se com o Natal (25 de dezembro), passando a se adotar também no Natal a prática de se dar presente às escondidas, como fazia o “velho Noel”. Com isso, adotou-se uma prática mercantilista, onde impulsionado pela sua figura desenvolveu-se o dar presentes. Não seria, portanto, São Nicolau o santo também dos comerciantes?

CONCLUSÃO


O Natal como conhecemos hoje é uma criação Vitoriana, tendo uns 140 anos de tradição. É o feriado mais comemorado no mundo como a fundição de várias culturas religiosas e seculares. Não sou contra a comemoração do Natal, pelo contrário. Acredito que deve ser celebrado, sim. Contudo, precisamos discernir o que pertence e o que não pertence a essa data tão especial para nós cristãos. É verdade que Jesus não nasceu nessa data, mas ela é simbólica. Mesmo por que para nós Jesus não é um evento histórico, mas alguém que nasceu em nossos corações.

Assim sendo, devemos cuidar para que não substituamos a essência da data pelos elementos incorporados por aqueles que não entende-ram a importância do nascimento de Jesus. No mais, não quero determinar aqui regras para a observação do Natal. Meu propósito foi o de apenas, resumidamente, levar a você a verdade que, talvez, esteja encoberta. Haja com a sua consciência e exerça a sua fé.

PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...