Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

PASTORES DE OVELHA ALHEIA

Parece ser um tema estranho, mas há muitos pastores que vêm sofrendo a interferência de outros pastores em seu rebanho. Apesar de termos um código de ética que esclarece muito bem a postura pastoral, em alguns casos parece-nos que este código só serviu para responder às perguntas do concílio examinatório, especialmente, o inciso VII do Código de Ética dos Pastores Batistas do Brasil.

São atendimentos no gabinete ou visitas à casa dos irmãos membros da igreja pastoreada pelo colega (sem avisá-lo), e não precisa ser em ocasiões especiais, não! Até aí não seria nada demais. O problema é que os assuntos acabam sendo a "igreja" e o então pastor da ovelha alheia acaba dando a sua opinião baseada em “achologia”, uma vez que não conhece o contexto atual da situação. Esquecem-se os pastores de ovelha alheia que do outro lado há um pastor e sua família lutando pelo rebanho do Senhor; e que essas ovelhas, geralmente rebeldes, não lhe são fiéis ou simpáticas.

Entre os pastores de ovelha alheia, temos a categoria dos ex-pastores da igreja que, apesar de terem ido para outro ministério, ficam sempre em contato com as ovelhas do ministério anterior; não só em ocasiões especiais, mas oferecendo-se para almoços, jantares, aniversário do cachorrinho, do papagaio, etc ... telefonemas, então, nem se fala; e quando o colega reclama alega com cinismo: "O irmão está enciumado". Tais colegas esquecem-se que o melhor pastor da igreja, geralmente, é o "ex-pastor", e justamente por esse motivo.

Escrevo essas linhas esperando que colegas que tenham esse procedimento mudem seu comportamento, lembrando-os que quando acontecer com eles não será nada agradável.

"Dá instrução ao sábio e, ele se fará mais sábio: ensina o justo, e ele crescerá em entendimento".

[Valdenir Albarral - O Jornal Batista- Domingo - 29/6/03]


PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...