Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

O QUE É CULTO

A palavra liturgia vem do grego “leitourgia”. Essencialmente refere-se ao serviço religioso ou prestado ao Estado. Porém, praticamente, no Novo Testamento, é usado como serviço religioso. Em Atos 13.2, Romanos 15.16 é traduzido por ministração e ministro, respectivamente. E possui outras aplicações: refere-se ao serviço prestado pelos sacerdotes nos atos de culto no Velho Testamento; o ofício sacerdotal de Cristo; o ministério da igreja nos atos de adoração; o serviço de beneficência prestado aos irmãos, entendendo como serviço prestado a Deus.

Embora a palavra liturgia não seja de uso exclusivo dos cristãos, passou a carregar o conceito de ordem e de valor dos elementos do culto. Representa a soma das partes ou elementos do culto, como: adoração, confissão, consagração e proclamação.

Klaus Douglass vai dizer que o mais importante, no entanto, não é se a igreja estará muito presa a liturgia ou se adotará formas livres na expressão de adoração. Para ele o que é fundamental é desenvolver o culto cristão sob três passos: entender, conectar e desenvolver. Primeiro, entender cada parte do culto cristão é essencial para que o culto tenha sentido na vida dos participantes. Segundo, conectar é estabelecer uma relação de cada parte do culto na vida do adorador. O objetivo é a de que o adorador experimente profundamente cada parte do culto na sua vida. Terceiro, desenvolver é a adequação dos cultos aos novos tempos para que os cultos se tornem relevantes na vida do adorador na presente época.

PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...