Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

QUAL CAMINHO VOCÊ PREFERE?

"Não adianta ter habilidade de sobra e abusar da arrogância.
Agora, se você for humilde, vai ficar mais tempo no poder e será lembrado com saudade.”

Por Marcelo Aguilar
Você S/A - 16.04.2003,ed. 58

Aracne era uma jovem talentosa e inteligente, porém sua arrogância era tão grande quanto suas habilidades. Sua fama se espalhou e pessoas vinham de todas as partes para conhecer seu trabalho. Os muitos elogios aumentaram seu orgulho e fizeram com que ela desse ouvidos somente às pessoas que a elogiavam. Ela desprezava a desdenhava quem tentasse orientá-la, ou criticá-la.

Tanto sua fama quanto sua atitude percorreram o mundo até chegar ao monte Olimpo, local de residência da deusa Atena. A mesma deusa que havia ensinado aos seres humanos, e dado sua permissão para usar a habilidade, de como tecer roupas e tapeçarias. Atena era sábia e justa, mas também era severa. Ao saber da atitude daquela mortal, a deusa ficou muito irritada.

Atena ainda tentou ajudar Aracne alertando-a que os grandes dons dos seres humanos haviam sido dados pelos deuses. Argumentou que o uso de um grande dom exige responsabilidade e humildade, pois causam grandes estragos quando mal utilizados. Aracne era uma excelente técnica, mas sua presunção a impedia de ver e ouvir o quer estava ocorrendo ao seu redor.
Desdenhou a própria deusa.

-- Fio e teço melhor que Atena eu a desafio!

Ao ouvir isto, a deusa tirou seu disfarce e aceitou o desafio. Pobre Aracne, não conseguia ver que um mortal perde para os deuses do Olimpo, mesmo quando vence a disputa. Cada uma delas escolheu um tema para tecer uma peça. A tecelagem de Atena enaltecia o poder dos deuses. Também dava sinais sobre as consequências de atitudes humanas inadequadas, pois transformava belas moças, tagarelas, em pássaros estridentes.

Aracne estava tão concentrada em vencer a deusa que não percebia os avisos. Seu tema zombava dos deuses apontando suas falhas. A qualidade da obra era inegável, porém questionava as relações entre homens e deuses. Ela não se importava com o delicado equilíbrio, promovido pelos deuses, entre a harmonia e o caos.

Num rompante de fúria, Atena rasgou a tapeçaria em mil pedaços e feriu Aracne ... destituindo-a de suas habilidades transformando-a em uma aranha. Aracne podia continuar fazendo o que mais gostava, mas não provocaria, novamente, o desequilíbrio nas relações entre homens e deuses.

Essa ilustração é só um mito grego, mas mesmo sendo só um mito, nos faz pensar em algumas coisas em nós como líderes. Aracne foi avisada que seu talento exigia responsabilidade e uma boa dose de humildade. Assim como ela, nós teceremos nosso futuro com nossas atitudes. Aracne teceu seu futuro com fios de talento e de arrogância. Alguns tecem seu futuro com fios de talento e ânsia de poder, muitas vezes, desrespeitando os outros.

Neste mundo, conturbado pelos interesses imediatos, vemos as pessoas faltando com a ética nas suas relações profissionais e pessoais. Não entenda errado. A ética não impede que você demonstre os seus talentos e busque ascender profissionalmente, ou financeiramente. Ela somente dá a forma aos seus atos. Sua ética é baseada no seu caráter e nos seus valores.

Os líderes éticos permanecem mais tempo no poder e são lembrados com saudade. Eles tecem seus futuros com os fios do talento e da humildade. Usam, também, os fios da perseverança, da justiça, da compaixão e outros bons fios. Já, os líderes com pouca, ou nenhuma ética, até alcançam o poder, porém, cada vez mais, estão nas primeiras páginas dos jornais por causa de escândalos.

Reveja seus valores, Escolha que tipo de líder você quer ser e, finalmente, teça seu próprio futuro com os fios que você escolher.


PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...