Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

A EXPECTATIVA, A COMPARAÇÃO E O DESCONTENTAMENTO - Parte 1

Provérbios 14.13

INTRODUÇÃO

O texto nos coloca diante daquilo que na Bíblia é um valor: o contentamento. Nem sempre estamos contentes com aquilo que somos ou temos. Ele implícita o descontentamento. Ele diz: “Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza”. Há motivos para alegria, mas a dor e a tristeza permanece no coração. Os motivos são: insatisfação com os bens materiais, insatisfação com o trabalho, insatisfação conjugal e etc. Essa tristeza e dor sentidos no coração mesmo quando há motivos para o contentamento revela que o descontentamento está relacionado não com o que precisamos, mas com o que desejamos.

Matthew Henry disse: “Aquele que está sempre satisfeito, embora tenha tão pouco, é muito mais feliz do que aquele que está sempre a cobiçar mesmo tendo tanto”.

A partir de tudo isso que introdutoriamente ressaltei, compreendamos algumas coisas importantes para entendermos o tema.

I. FONTES DO DESCONTENTAMENTO

Há uma ligação direta do descontentamento com a expectativa e comparação. A fórmula é: EXPECTATIVA + COMPARAÇÃO = DESCONTENTAMENTO. Não podemos afirmar absolutamente que expectativa e comparação são boas ou ruins. Podemos tão somente afirmar que podem ser tanto um quanto outro, depende da realidade espiritual e psicológica do indivíduo. Em todo caso, vejamos.

1. EXPECTATIVAS

Aqui as expectativas são as que os outros têm a nosso respeito e as que temos em relação a nossa vida. As expectativas têm o poder de afetar o estado de ânimo. Animamo-nos ou desanimamo-nos dependendo do tipo de expectativa que temos. Quanto mais expectativas puramente humanas, tanto mais nos frustramos e, consequentemente, nos desanimamos. Jesus é um bom exemplo disso. Teve que enfrentar muitas expectativas, e nos ensina como suportá-las. Administrou três tipos expectativas:

a) As expectativas do deserto – Havia um grupo nos dias de Jesus chamado de essênios. Os essênios eram um grupo religioso que defendia o rompimento da vida nas cidades, migrando para os desertos acreditando que ali estava o propósito de Deus para suas vidas. A expectativa que nutriam era a de que o Messias exerceria seu ministério no deserto, faria seus milagres no deserto. Essa era a expectativa messiânica para os essênios.

b) As expectativas políticas – Essas eram promovidas por outro grupo religioso, os zelotes. Esse grupo era radical. Entendia que o Messias realizaria um poder político. Esperava um Messias que destruiria o poder de Roma que injustiçava e oprimia de alguma maneira o povo. Ao longo da história Israel viveu sob o domínio de vários reinos. Portanto, o Messias deveria libertá-los desse jugo histórico.

c) As expectativas religiosas – O terceiro grupo era composto pelos fariseus. Ou seja, para os fariseus, o Messias não reinaria nem no deserto, nem no trono, mas no templo. O Messias para os fariseus deveria colocar o interesse religioso acima de qualquer coisa.

Agora preste atenção no que vou dizer: você sabe por que a tentação de Jesus no deserto? Foi a maneira que o Diabo encontrou de fazer com que Jesus atendesse todas as expectativas. Quando o tentou a transformar pedras em pães foi para atender a expectativa dos essênios e transformar a realidade do deserto, tornando-a mais leve. Quando ofereceu todos os reinos do mundo e seu esplendor é porque sabia do anseio dos zelotes de um poder político. E quando o transportou para o alto do templo tentando-o a fazer ali um milagre, o tornaria conhecido como o Messias dos fariseus. Entretanto, Jesus recusou todas essas tentações porque ele não pertencia a nenhum daqueles grupos, mas a Deus. A recusa de Jesus mostrou que estava contente com aquilo que era, e não precisa demonstrar nada a ninguém. O contentamento de Jesus consistia numa identidade formada diante do Pai.

Contentamento é sentir-se pleno e feliz com aquilo que é e que se tem. Contentamento é não conquistar determinadas coisas porque as pessoas esperam que você conquiste. Contentamento é não mudar o que é porque as pessoas criam uma imagem a seu respeito exigindo que você atenda suas expectativas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...