Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

A EXPECTATIVA, A COMPARAÇÃO E O DESCONTENTAMENTO - Final

II. LIÇÕES DE PROVÉRBIOS:

1. DEVEMOS NOS CONTENTAR COM O QUE TEMOS

a) Não desejar o que é do outro (23.17-18) - A preocupação de Deus é que nós não estejamos desejando aquilo que é do ímpio, pois desejar o que ele tem é muitas vezes deseja o que ele faz. A diferença é que o crente tem as coisas porque Deus o dá. Alguns vão dizer: Não, eu tenho isso ou aquilo porque trabalhei. Mas quem lhe deu trabalho? Quem permitiu que tivesse condições de trabalhar? Então, como as coisas foram conseguidas pelo seu esforço?

b) Não seja egoísta (11.24-25)

c) Cuidado com a maneira pela qual você consegue dinheiro ou seus objetivos (21.6)

2. DEVEMOS NOS CONTENTAR COM O QUE SOMOS (28.13-14)

Há os que vivem uma guerra interior entre o que é, o que os outros querem que sejam e o que Deus quer que sejam. A tendência é querer projetar sempre para atender as expectativas que os outros fazem. É o filho que vai seguir uma carreira profissional porque o pai assim o quer. É a esposa que se autoanula só para satisfazer o marido como se ela fosse um objeto para sua satisfação, sem que tenha qualquer tipo de vontade ou desejo. Ou o homem que para esconder a sua impotência diante dos desafios da vida, assume uma postura autoritária, destrutiva, egoísta e controladora só para sentirem-se homens como se isso fosse sinal de masculinidade. É o irmãozinho que tem medo dos que os outros vão pensar a seu respeito, então cria uma máscara para que pensem dele aquilo que ele não é. E quando pensa na possibilidade de alguém descobrir a sua realidade, tudo no seu interior parece revolver-se. Em outras palavras criamos uma imagem para nós com o intuito de esconder nossos fracassos, frustrações, problemas, debilidades porque queremos nos sentir aceitos pelos outros em nossos relacionamentos. E nessa esfera do comportamento humano, em que muitos são o que não são, e cada vez mais se distanciam de serem o que realmente são, é que precisa fazer como afirma Salomão: “Quem esconde os seus pecados não prospera...”. Ou seja, ser o que nós somos é não esconder a nossa humanidade.

Eu tenho aprendido que não devo esconder a minha humanidade. Não é pelo fato de ser pastor que carrego o status de perfeição; pelo contrário, sou homem como qualquer outro. A diferença é que tenho uma vocação especial dada por Deus que é o pastoreio, mas sou humano, e como humano sinto fome, cansaço, alegria, tristeza, raiva, adoeço, até passo por aqueles momentos que não dá vontade de ir à igreja.

Cada um de nós precisa desesperadamente que alguém nos veja da forma exata como somos, com todos os nossos defeitos, e ainda nos aceite. Certamente, nesse momento, alguns aqui já se identificaram com tudo isso que disse. Quero fazer um desafio a você: Não esconda o que você é. Deus nos concede a sua graça que é o dom de Deus em nos fazer viver a vida que tem para nós sem constrangimentos, sem máscaras, simplesmente o que somos. Claro, procurando aperfeiçoar o que somos. Saiba que a boa vontade de Deus não é determinada pelo que você faz. Se você acreditar que o amor de Deus depende das atitudes santas, sua vida não vai pra frente. Se acreditar que o relacionamento com Deus depende do cumprimento das regras, doutrinas, paradigmas religiosos, trabalhar para ele, não será aperfeiçoado. Deus não nos trata a partir da nossa lista de méritos ou deméritos. O problema não é o que fazemos ou deixamos de fazer, mas o que somos e o que não somos.

CONCLUSÃO
Para encerrar voltemos para o conto da Branca de Neve com uma pergunta: Qual seria a saída para a madrasta? Seria evitar o espelho? Não! Mas admitir a beleza de Branca de Neve sem se sentir ameaçada por ela. Assim também deve acontecer conosco. Podemos continuar olhando, cultivar expectativas, fazer comparações saudáveis, mas também buscar valorizar, amar e cuidar daquilo que já alcançamos e do que somos, sem nos sentir ameaçados pelas pessoas que nos cercam.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...