Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

A FORMAÇÃO DO HOMEM DE DEUS

Qual seria a formação ideal para o homem de Deus? Sabemos que o caminho para a formação ideal do homem que pretende servir a si mesmo é a universidade, onde galgará uma profissão que lhe proporcionará condições para a sua estabilidade econômica. Mas para o homem que pretende servir a Deus, os conhecimentos ou as informações que ele adquire desse mundo servem apenas como ajuda, mas não como fundamento básico para o desenvolvimento do seu ministério. A formação do homem de Deus nunca vem do próprio homem, mas de Deus! É o Espírito Santo o formador de homens de Deus, e Ele não o faz com o conhecimento profundo da Sua palavra, mas com a prática da Sua palavra. Pois não adianta ao homem tomar conhecimento de toda a Palavra de Deus se não a pratica; é preferível conhecer um por cento da Palavra de Deus e praticá-la do que conhecer cem por cento dela e não a praticar. O Espírito Santo, e somente o Espírito Santo, forma homens para servi-Lo!

Por mais vastos que sejam os conhecimentos teológicos ou intelectuais, jamais têm a capacidade de preparar pessoas para o serviço de Deus. Para que o médico seja capaz, ele precisa ser preparado por bons professores-médicos; para que o dentista seja um bom dentista precisa ser preparado por bons professores-dentistas. Mas para que o homem de Deus possa ter uma formação das coisas divinas, só poderá recebê-la do próprio Deus. Foi justamente o que aconteceu com o apóstolo Paulo que teve no seu conhecimento intelectual e religioso apenas informações, porque no caráter de sua pregação ele procurava tão somente dar aquilo que recebia de Deus. Assim sendo, ele confessa: "Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem, ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e Este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana; e, sim, no poder de Deus" (1 Coríntios 2.1-5).

A formação do homem de Deus vem do próprio Espírito de Deus com o tempo, quer através de outros servos, quer através d’Ele mesmo, com provas e experiências, muitas vezes amargas. E quanto maior é o tempo melhor é a sua formação. Entretanto, essa formação jamais acontece no intelecto, mas no coração.

PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...