Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

COOPERAR E RECEBER COOPERAÇÃO - II

A RAZÃO DA FALTA DE COOPERAÇÃO

1. A falta de entendimento (Fp 4.20)- Com a prisão de Paulo, a igreja de Filipos passava por um momento crucial, mas alguns irmãos juntos cooperavam para que ela não ficasse em dificuldades. Enquanto isso, Evódia e Sindique, duas cooperadoras assíduas, peças importantes para o fortalecimento da igreja, estavam de “birra”; o apóstolo apela para que as duas deixem seus caprichos e cooperem com os outros irmãos em benefício da igreja.

Em nossas igrejas as pessoas mais aptas para cooperar são as que mais se desentendem, e talvez isso seja o grande problema da falta de cooperação. Quando as pessoas que são responsáveis pelo desenvolvimento do grupo se desentendem, todo o grupo se desintegra e se desmotiva. Assim fica impossível haver cooperação, e quase sempre o desentendimento não tem fundamento; é só por causa de alguns caprichos. Para que haja cooperação precisa haver entendimento e o abrir mão de alguns caprichos.
2. A falta de companheirismo (Fp 4.3a)- A igreja que desenvolve cooperação desenvolve também companheirismo. O apóstolo Paulo tinha Epafrodito como um verdadeiro companheiro em seu ministério, por isto ele lhe pediu que ajudassem a Evódia e a Sindique, duas fiéis cooperadoreas no seu ministério que haviam se desentendido. Era responsabilidade de Paulo fazê-las voltar a se entender, torná-las cooperadoras e companheiras como dantes, por isso Epafrodito se colocou ao lado das mulheres para ajudá-las, a pedido de Paulo, porque era seu companheiro, e as duas eram fiéis cooperadoras na igreja de Filipos.

Companheiro é alguém que exerce o mesmo ofício, que pertence a mesma classe. Em nossas igrejas é desenvolvida a consciência de uma irmandade, mas às vezes isso não passa de uma ligação religiosa, falta-nos companheirismo, alguém que nos auxilie, que coopere conosco e nos ajude a cumprir as nossas tarefas. Se na igreja não houver cooperação, não há também companheirismo, e a irmandade não passa de uma conivência religiosa.

[Continua]

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...