Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

COOPERAR E RECEBER COOPERAÇÃO

A cooperação existe em todas as instâncias da natureza. Os seres irracionais trabalham em conjunto, a fim de atingir o mesmo ideal. Ex.: Quando as andorinhas saem em revoada, voam em forma de V. Uma assume a ponta para quebrar o vento, e quando essa cansa, volta para a parte de trás e as duas que estão próximas assumem a posição, cada uma por sua vez. Em todo o trabalho se utiliza um conjunto de ferramentas a fim de se chegar a uma conclusão. Na natureza Pai, Filho e Espírito Santo trabalham numa ação conjunta a fim de atingir o mesmo ideal.

A cooperação é algo natural, todos cooperam de alguma forma com alguma coisa. No âmbito espiritual, quando não se coopera para a obra de Deus, se coopera com as obras do diabo. A cooperação pode ser positiva ou negativa, podemos nos ajuntar para cooperar para o bem ou para o mal, para edificar ou para destruir. Na Bíblia vemos alguns exemplos disto.

 
COOPERAÇÃO POSITIVA E NEGATIVA

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que se juntaram para cooperar de forma negativa e de forma positiva. Por exemplo: quando Moisés ministrava entre o povo, recebeu uma visita do seu sogro Jetro, o qual viu como era árdua sua tarefa, e cooperou com Moisés orientando-o para dividi-la. Moisés aceitou a cooperação sugestiva do seu sogro, e encontrou as pessoas capazes, disponíveis para cooperar (Êxodo 18), enquanto Arão, que esteve sempre com Moisés como um cooperador assíduo, cooperou de maneira negativa com o seu ministério. Enquanto Moisés estava fora, no Monte Sinai com Deus, para trazer a Palavra escrita à congregação, Arão, ouvindo o apelo do povo, levou a congregação a pecar, e Deus se irar contra o seu povo; Moisés, como era pastor, esteve diante de Deus clamando misericórdia pelo povo. A cooperação positiva redunda em muitas bênçãos, mas a negativa é um desastre. De que forma você está cooperando com a sua igreja e com o seu pastor?

COOPERAR OU COMPETIR?

Quando Paulo escreveu a carta aos Filipenses ele estava preso, e alguns crentes, por causa da sua prisão, pregavam o evangelho com mais ousadia (Fp 1.14). Porém, outros que não eram simpáticos ao seu ministério se aproveitaram da sua ausência para competir com ele e acrescentar mais a sua dor (Fp 1.15-16).

A igreja em Filipos tinha cooperadores e competidores. Os cooperadores nos momentos das dificuldades uniram forças para que a igreja não viesse a sofrer por causa da ausência do seu líder. Os competidores aproveitaram a ausência e os momentos difíceis do seu líder para implantar os seus ideais, criando assim mais dificuldades no grupo e aumentando a tristeza do seu líder.

Precisamos analisar a nossa participação na igreja. Se somos cooperadores ou competidores. Cooperar é agir junto, é andar na mesma mão e chegar no mesmo lugar. O contrário é competição. A igreja precisa de você como cooperador e não como competidor.
[Continua]

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...