Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

COOPERAR E RECEBER COOPERAÇÃO - III

COOPERAÇÃO É AJUDAR E SER AJUDADO

Colocar-se ao lado para ajudar
 
Precisamos identificar o irmão que precisa de ajuda e não nos negar em ajudá-lo. As mulheres eram as mais fiéis cooperadoras na igreja de Filipos, mas naquele momento elas estavam precisando de ajuda e Epafrodito se colocou ao lado para ajudá-las.

Por falta de disponibilidade voluntária de cooperar, muitos em nossas igrejas abraçam tarefas a fim de dar sua parcela de colaboração, mas nas primeiras dificuldades desistem, pois falta cooperação, alguém que se coloque ao lado para ajudar. Muitos ficam de braços cruzados contemplando os ideais do seu irmão fracassar.

Aceitar ajuda

A primeira tarefa de Epafrodito era convencer Evódia e Sindique de que elas precisavam ser ajudadas. Um dos maiores problemas da cooperação é a dificuldade que a pessoas tem de admitir que precisam de ajuda; muitos preferem fracassar a serem ajudados. Quem não aceita ser ajudado é porque se sente auto-suficiente. Muitos não aceitam ajuda, pois entendem que procurar ajuda é mostrar incapacidade.

Para que haja cooperação é necessário que se vençam duas barreiras: oferecer e aceitar ajuda. A pessoa que quer cooperar tem medo de se oferecer e o outro não aceitar sua ajuda; já quem deseja ser ajudado tem medo de o outro se negar a cooperar. Mais duas barreiras à cooperação: a mania e o medo; a mania de querer que as coisas aconteçam do nosso jeito, e o medo de não sair do jeito que o outro quer.

Para que haja cooperação precisamos de pessoas que admitam ser ajudadas e de pessoas que estejam dispostas a ajudar.

Ter cuidado com o reconhecimento

“... e com outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida...” Filipenses 4.3c

Na epístola aparecem os nomes de muitos cooperadores, mas a igreja de Filipos era tão assídua em cooperar que existiam ali os cooperadores anônimos, por isto o apóstolo não menciona o nome de todos. O apóstolo disse que em toda a Macedônia nenhuma igreja era como a de Filipos na arte de cooperar (Fp 4.15), talvez essa igreja seja o maior exemplo de cooperação em toda a Bíblia.

Temos o hábito de querer que todos saibam os nossos prodígios, muitas pessoas quando os seus feitos não são vistos, logo “emburram” e querem cruzar os braços. Há outros, que para exibir modéstia ou para não serem explorados, não querem que suas habilidades sejam demonstradas. Tanto numa situação como a outra é uma elevação do ego e é prejudicial à cooperação. Vemos cooperadores cuja cooperação logo se sobressai e eles são notados e procurados por todos. Esses precisam de maiores cuidados, pois estão expostos às críticas e aos elogios. Já existem outros que trabalham assiduamente, anos a fio, e o seu nome nunca aparece, e às vezes nem sequer são lembrados. Esses são os cooperadores anônimos, que estão no anonimato diante dos homens, mas são lembrados por Deus.

Não existe erro em reconhecer o trabalho de alguém, e de certa forma é gratificante para quem trabalha ter o seu trabalho reconhecido. O erro é trabalhar com objetivo apenas de receber aplausos e reconhecimentos, e ainda se chatear quando isso não acontece.

[Continua]

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...