Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

ADORAÇÃO COMO EVIDÊNCIA DA EXPERIÊNCIA COM DEUS

João 4.1-24

O encontro de Jesus com a mulher samaritana revelou algumas realidades. Todas as vezes que a incontestável presença de Jesus acontece em nós de forma clara, as mesmas revelações acontecem e as mesmas realidades são afirmadas. No entanto, todas as vezes que alguém em sinal de fé se volta à Jesus para adorá-lo tem que fazê-lo com o coração em estado de fé. Neste caso, a pergunta lógica que surge é: Se me pretendo como adorador e se Jesus está comigo, como esteve com a mulher do texto, será que essa presença de Jesus aqui, de alguma forma, não traz algumas revelações fortes pra mim e pra você? O que essa presença de Jesus aqui, hoje, revela? O que essa presença de Jesus entre nós, aqui hoje, nos faz perceber e discernir? Como disse, a presença de Jesus junto da mulher revelou uma série de coisas que continuam sendo reveladas sempre que pretendemos ser adoradores. Vejam! Primeiro, a adoração nunca está afastada da vida do adorador. Adoração é a maneira como se vive. Por isso, Jesus aponta para a cura do indivíduo antes mesmo de ser um adorador. Quando isso não acontece nos limitamos à música como se ela fosse capaz de indiscutivelmente trazer a realidade da presença de Deus. Jesus revela motivações em nós que nos põe em estado de adoração, seja ela verdadeira ou não. Quando a gente adora nem sempre a motivação é boa. Alguns adoram por motivações ruins, mas todos têm algum tipo de motivação.
Encontramos no texto Jesus ensinando que nos tornamos adoradores na medida que nosso encontro com Ele gera algumas coisas. Primeiro é a...

  1. Cura da alma
A mulher está enferma na alma. Suas experiências terrenas a tornaram doente e complexada... Mas a cura da alma doente e pecadora aconteceu quando Jesus interviu. Isso permitiu que ela visse Jesus como Messias: “Vejo que é profeta...” (v.19).

  1. Libertação do mecanicismo religioso: há pessoas que querem adorar orientados pela tradição
a)      O local e o tempo não são os mais importantes (Jo 4.20-21) – A mulher argumentou que o lugar era o monte Gerizim (local onde os samaritanos adoravam e faziam sacrifícios).
b)      A importância está em conhecer aquele que é adorado (Jo 4.22).
c)       Jesus rejeitou a religiosidade que preserva a tradição. Porque a verdadeira adoração é pelo conhecimento que temos de Jesus, ou seja, a experiência com ele.

Qualquer igreja sofre por causa das tradições. As tradições dizem que temos de estar mais presos ao passado que ao presente. Embora não houvesse a preocupação de se desenvolver tradições, todas igrejas as desenvolvem. Por exemplo, os iniciadores do movimento batista não estiveram interessados em criar tradições, mas conduzir a igreja conforme as Escrituras no que diz respeito à mensagem e conforme a época no tocante à forma.
            Todas as tradições começaram com inovações. As inovações surgiram para auxiliarem as pessoas a desenvolver um culto melhor a Deus. Com o passar do tempo as pessoas fizeram das inovações um mandamento de Deus. Logo, ficaram cristalizadas e engessadas, sendo praticadas mesmo sem o sentido original e quando não havia mais alguém que as entendessem. É como a história O gato do guru. Todas as noites, quando o guru se sentava para o culto ao seu deus, o gato do Ashram (comunidade onde o guru vive com seus discípulos) costumava caminhar pelo salão e assim distraía os adoradores. Por isso, o guru pediu que durante o culto da noite o gato fosse amarrado do lado de fora, em frente à porta. Após a morte do guru, o gato continuou a ser amarrado em frente à porta durante o culto da noite. E, quando o gato finalmente morreu, outro gato foi levado ao Ashram para que fosse amarrado, de acordo com as regras apropriadas, durante o culto da noite. Séculos mais tarde, os seguidores do guru escreveram longas e detalhadas teses sobre o papel importante de um gato naquele culto. Todo aquele que não se curvava diante do gato na entrada já era considerado pecador. E se alguém ousasse questionar a importância do gato para a correta adoração era queimado como herege.
A tradição pode ser um instrumento muito útil. Mas o cristão não tem que se curvar a ela. Como surgiu a nossa tradição? Que sentido traz? Ela tem este sentido hoje? A avaliação da tradição não é se ela é antiga e digna de reverência, mas se ainda cumpre o sentido original. E se existe algum gato que já não estimula as pessoas na adoração e até as impede. Será que não está na hora de soltarmos o gato?
Hoje em dia as pessoas procuram adoração num pacote fechado e preparado. Você já diz: - Não preciso preparar nem meu coração! Eu sei que serei abençoado. O grupo de louvor dirigirá um louvor gostoso. Como gosto daquele cantor gospel... Eu nem preciso me preocupar. A bênção já está no pacote! Mas não é isso que a Palavra de Deus ensina.
No texto encontramos pistas que mostram que quando praticamos uma adoração como evidência da experiência com Deus, essa adoração nos traz também alguns benefícios:

  1. A possibilidade de mostrar a dor e obter cura
É o momento de dizer: Jesus, está doendo porque Jesus está presente.

  1. Renovação das forças do ser
            Quando abrimos nossa alma pra Deus em louvor nosso ser se renova. Não há nada que renove mais o seu ser que o louvor. Gente grande não louva a Deus. Gente metida a madura não louva a Deus. Só louva a Deus quem mantém coração de menino, criancinha, sapeca... Que coisa! Essa criança cresce e desaprende a louvar a Deus! Só louva a Deus se tiver alma de criança. É gente simples, descomplicada que oferece a Deus perfeito louvor! Salmo 8.2: (...) diz que suscitaste força. Jesus disse suscitaste louvor. No vocabulário de Jesus força e louvor são sinônimos. A alegria no Senhor é a nossa força.

Conclusão
            Hoje quero estimular você a fazer da sua vida um lugar de adoração. Se Jesus está em você, você é o lugar da cura. Se Jesus está em você, você é o lugar do louvor. Que tal a gente fazer da adoração um momento de cura e de louvor?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...