Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

TEMPO E SABEDORIA

"Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria" Salmos 90.12

Todos nós somos clientes de um banco chamado Tempo. Cada manhã é creditado em nossa conta exatamente 86.400 segundos, que deverão ser investidos de maneira sábia, em bons propósitos. Ao deixarmos de usar o depósito naquele dia, a perda é nossa! Não há retorno nem saque para o dia seguinte. Mas o tempo, embora não renovável e perecível, é um recurso democraticamente distribuído. O tempo, enquanto estamos vivos, é distribuído igualmente para todos. O dia tem 24 horas tanto para o mais alto executivo como para o mais pobre desempregado. Todos recebem 24 horas de tempo por dia. Alguém pode roubar meu dinheiro, os objetos que possuo. Mas ninguém consegue roubar o meu tempo: outra pessoa só pode conseguir determinar como eu vou usar o meu tempo se eu consentir.

Devemos nos perguntar por que alguns produzem tanto com o tempo de que dispõe e outros não conseguem produzir nada – no mesmo tempo. Isto não significa que os últimos não fazem nada, às vezes são ocupadíssimos, e, no entanto, pouco ou mesmo nada produzem. A explicação está no seguinte: o que importa é o que fazemos com o nosso tempo. Cristo considerava precioso todo o momento e assim devemos considerá-lo. A vida é muito curta para ser esbanjada. Nos dias atuais, parece que o tempo voa! As muitas atividades que a vida nos impõe podem tirar o privilégio de comunhão com Deus e envolvimento com nossa família.

“Ensina-nos a contar os nossos dias” é um pedido de Moisés. Ele sabe que todos têm o mesmo tempo, mas alguns conseguem aproveitá-lo bem, enquanto outros não. O pedido de Moisés é para aprender a aproveitar todo o tempo que Deus dispõe. Perceba que ele não pede mais tempo, mas pede que aprenda a usar bem o tempo. E associa o tempo com a sabedoria, pois entende que é uma questão de sabedoria usar bem o tempo que Deus dá. Somente os sábios usam bem o tempo. Sábio não é aquele que tem muito conhecimento. Sabedoria não tem haver com conhecimento, mas é a maneira como usamos o conhecimento, neste caso, o tempo.

Quero falar do tempo e sabedoria em duas esferas da vida: a) na relação com Deus e b) na relação com a família. Portanto, “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” deve ser o pedido de todos nós.

I. TEMPO E SABEDORIA EM RELAÇÃO A DEUS

1. É sábio quem dá tempo para a Bíblia – 2Timóteo 3.15

2. É sábio quem separa tempo para a obra de Deus – Tiago 3.13

3. É sábio quem usa o tempo para ganhar almas – Provérbios 11.30


II. TEMPO E SABEDORIA EM RELAÇÃO À FAMÍLIA

1. É sábio dar tempo à esposa – 1Pedro 3.7

a) “Vivei com ela”: Sentido de exclusividade

A esposa tem que se sentir a pessoa mais importante do planeta. A esposa precisa de proteção do marido. O marido precisa ser a pessoa mais próxima do coração da esposa.

b) “sábios no convívio com sua mulher e trate-a com honra”: O marido precisa abrir os olhos e perceber a esposa, e fazer pequenas coisas que vão agradá-la.

2. É sábio dar tempo às coisas da casa – Provérbios 31.10-12

3. É sábio dar tempo aos filhos – Provérbios 22.6

A idéia do texto é a de que na medida em que a criança for crescendo, o ensino do pai deve acompanhá-la. A instrução envolve tempo nas suas mais variadas manifestações:

a) Tempo para brincar;
b) Tempo para conversar;
c) Tempo para fazer as tarefas da escola;
d) Tempo para a devoção a Deus;

CONCLUSÃO

Sabedoria do tempo é administrar é saber usar o tempo para fazer aquelas coisas que você considera importantes e prioritárias. Sabedoria é organizar a sua vida de tal maneira que você obtenha tempo para fazer as coisas que realmente gostaria de estar fazendo, e que não está fazendo porque anda tão preocupado com tarefas urgentes e de rotina (muitas delas não tão urgentes nem tão prioritárias) que não sobra tempo. Quem tem tempo não é quem nada faz, mas é quem tem sabedoria e por isso consegue usar bem o tempo que tem.

Você quer aprender a administrar o tempo? Então esqueça o relógio e pegue uma bússola. Mais do que controlar as horas, os minutos e os segundos do dia, uma boa gestão do tempo exige, prioritariamente, a definição clara do rumo que você deseja dar à sua vida. Disso resultará todo o resto: tempo para Deus e convívio saudável com a família. Qualquer um de nós pode controlar melhor o próprio tempo e deixar de fazer parte do time dos que vivem reclamando do fato de o dia ter apenas 24 horas. Você quer aprender a usar o tempo com sabedoria? Então leia Tiago 1.5 e faça esta oração.

PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...