Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

DIÁLOGOS: A FILOSOFIA PERGUNTA E A TEOLOGIA RESPONDE: EXISTE UM DEUS? - Parte 2

Muitos creem na existência de Deus; entretanto, para a filosofia a fé não é suficiente como prova da existência de Deus. Se ele existe é absolutamente necessário evidenciar sua existência como verdade. Para o cristão Deus possui atributos: onipresença, onisciência, onipotência, bondade, amor, misericórdia, é o criador do universo e da vida, e a lista é extensa. Deus é todo poderoso, e como tal, seu poder age no universo sustentando-o e efetuando ações sobrenaturais, chamadas de milagres. Mas para a filosofia é necessário demonstrar com fatos, pela razão. Se Deus existe, se é o todo poderoso, se tudo sabe, se é capaz de intervir sobre a matéria, por que há desordem? Por que criou um universo finito e defeituoso? Se para um religioso o espírito é imortal e predestinado a uma existência eterna, qual a prova dessa eternidade?
Há os que acreditam que o cristianismo usa a teologia para concorrer com a filosofia e responder satisfatoriamente suas indagações. Não creio assim! Na história encontramos filósofos ateus e filósofos cristãos. Entre os filósofos cristãos estão: Agostinho, Tomás de Aquino, Sören Kierkegaard, René Descartes, Blaise Pascal. Aliás, Pascal no fragmento 233 da coletânea Pensées, apresentou uma proposta conhecida como a aposta de Pascal. Ela pode ser resumida da seguinte forma: "Como alguém que escolhe ser cristão pode perder? Se, ao morrer, constatar que Deus não existe e sua fé foi em vão, não perdeu nada - pelo contrário, viveu uma vida com mais percepção de sentido e esperança do que um descrente. Se, no entanto, há um Deus e um céu e um inferno, então ganhou o céu, ao passo que um descrente perdeu tudo." Para ele convém acreditar em Deus. Não acreditar seria tolice. No seu linguajar, seria uma bela aposta acreditar em Deus.
Penso que filosofia e teologia podem ser complementares. Porém, não nos basearemos nas afirmações filosóficas acerca da existência de Deus, pois elas são complexas e possuem seus adversários. Nosso propósito não é estudar filosofia aqui. Apenas desejamos demonstrar a consistência teológica das afirmações acerca da existência de Deus e sobre as indagações que surgem à reboque.

Na próxima edição estaremos trabalhando mais detalhadamente tais questionamentos e apresentando soluções teológicas. Continue conosco!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...