Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

ACOMODAÇÃO E DETERMINAÇÃO: O CONFLITO DA REALIZAÇÃO

Marcos 5.25-34

Um dos piores males que temos que enfrentar em nossos dias é a acomodação. Acomodação é a tendência em aceitar o que é cômodo ou conformar-se com qualquer situação. Acomodação é a atitude de quem aceita sem questionamentos a todas as contingências da vida. É ser conforme, ajustar-se, adequar-se. A acomodação impede com que indivíduos vençam na vida, de que alvos sejam atingidos, obstáculos vencidos, sonhos realizados, lutas e sofrimentos terminados. A acomodação é o pior inimigo do desejo de ver o fim do sofrimento. É a acomodação que inspirou o autor na composição da música que retrata a síndrome de Gabriela: “Eu nasci assim, eu vivi assim, vou ser sempre assim, Gabriela, sempre Gabriela”. Ou seja, as coisas não mudarão. É a acomodação que provoca a expectativa de que encontremos a lâmpada de Aladim, cujo gênio realizará todos os desejos do coração. Prefiro chamar a acomodação de “a falência do desejo”.

Imannuel Kant, pensador alemão, disse que a ambição tem um papel importante, pois ela nos tira da acomodação e da preguiça. Neste caso, não adianta sonhar se os sonhos não são acompanhados de algumas atitudes práticas que os viabilizam. Os sonhos sem atitudes são delírios.

É pela não-acomodação que Deus sempre incentivou às lutas, a não fugir às batalhas, a não deixar de sonhar, pois quando o indivíduo para de sonhar, quando abandona os desejos nas prateleiras das coisas não-realizadas, é porque se acomodou às situações do presente que não lhe são favoráveis. Que jeito há a não ser acomodar-se? Mas há jeito sim, embora muitas pessoas tenham se acomodado aos seus sofrimentos.

Esta mulher do texto bíblico foi uma mulher que lutou contra a acomodação. Sabe por quê? Ela tinha um desejo: ficar curada. A sua enfermidade era o seu sofrimento. Ela não foi uma pessoa diferente de nós. Pessoas têm problemas, lutas, dificuldades, enfermidades, sofrimentos. Todos nós somos como aquela mulher. O ser humano tem sofrimentos. Todos nós. Sejam os Joãos, as Marias, os Josés. Sejam as pessoas anônimas, como a mulher do texto bíblico, todos, sem exceção, possuem algum sofrimento ou luta cujo desejo é que haja fim. No entanto, o fim do sofrimento não pode ser só um desejo, mas sim uma realização. E a realização do desejo gera um conflito entre a tentação da acomodação e a necessidade de determinação. Quero desafiá-lo a sair da acomodação assumindo atitudes determinantes na realização dos seus desejos.

Essa mulher como você e eu, tinha muitos motivos para acomodar-se: a impossibilidade dos outros ajudá-la, a falta de dinheiro. Quais são as dificuldades que o levam a acreditar que as coisas jamais mudarão, e por isso você está acomodado. A mulher do texto lutou contra a acomodação através de um espírito determinado. O contrário da acomodação é determinação:

“Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, porque pensava: ‘Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”.

A determinação gera em nós a coragem de produzir algumas coisas indispensáveis para que os desejos do coração sejam realizados.

[Continua]

PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...