Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

EM QUE SE BASEIA SUA ORAÇÃO?

Daniel 9.1-19

Jonathan Edwards disse: “Quando Deus tem algo realmente grande para fazer pela sua igreja, é da vontade dele que isso seja precedido pelas orações extraordinárias do seu povo...”.

Muitas vezes os sentimentos nos ajudam a aproximarmo-nos de Deus. O problema é que os sentimentos, na sua maioria, são controlados pelas circunstâncias. Isso significa que quando baseamos a fé, as orações ou atitudes nos sentimentos, corremos o risco de estarmos de pé num banco de areia. Assim acontece com o crente que vive dessa maneira. Por isso precisamos aprender a alicerçar nossa fé e oração não nos sentimentos, mas em algo mais sólido, a Palavra de Deus.

Daniel foi um homem que viveu muito próximo de Deus. Recebeu de Deus a capacidade sobrenatural de interpretar sonhos. No entanto, a familiaridade de Daniel não consistiu em experiências místicas, no sobrenatural, mas na sua relação para com a Palavra de Deus. Sua oração não foi baseada nas circunstâncias nem nos sentimentos.

Como devem ser nossas orações?

1. NÃO BASEADA NAS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS BASEADA NO FALAR DE DEUS (VS.2-4)

a) As circunstâncias seriam difíceis para Israel...
b) Daniel reconheceu a grandeza de Deus (v.4).

O grande segredo para aprender a orar corretamente é saber ouvir e não falar. Como uma criança aprende a falar? Ouvindo seus pais! Assim é conosco, aprendemos a falar com Deus primeiro ouvindo-o. Portanto, a Bíblia deve ser a base da nossa oração. Eugene Peterson disse: “A oração é replica, não o primeiro discurso”.
Como devem ser nossas orações?

2. NÃO BASEADA NAS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS BASEADA NA FIDELIDADE DE DEUS (VS.4,12)

a) Israel estava no cativeiro. Isso poderia ser suficiente para Daniel buscar culpados, pois afinal estava sofrendo as conseqüências dos atos que seus antepassados iniciaram.
b) Devemos examinar todo o conjunto da obra e não seus aspectos pontuais...
c) As circunstâncias devem ser interpretadas à luz da fidelidade de Deus.

 Salmo 145.13: “O Senhor é fiel em todas as suas promessas, e é bondoso em tudo o que faz”.

 Hebreus 10.23: “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel”.

George Muller é um exemplo formidável de homem de oração que crê na fidelidade de Deus. Ele teve 50 mil orações respondidas por Deus, todas registradas num diário. Morreu aos 93 anos, e durante 63 anos cuidou de um orfanato com milhares de crianças. Durante a sua vida recebeu cerca de R$400 milhões, sem nunca ter pedido um centavo a alguém. Certo dia uma funcionária do orfanato o lembrou que vencera o prazo para pagamento do aluguel, não tinha comida para as crianças e só contavam com 27 centavos. –“O que vamos fazer?”, questionou. –“O Senhor proverá!”, respondeu animadamente. –“Ele prometeu suprir todas as nossas necessidades, e não é agora que vai falhar”. Naquele momento chegou uma carta, abriu-a e leu-a. Dizia: “Porventura estariam vocês com alguma necessidade urgente de dinheiro? Sei que decidiram pedir somente a Deus que lhes suprissem todas as necessidades. Mas haveria algum problema em informar de quanto dinheiro de que estão precisando?”. George Muller logo respondeu: “Nada mencionarei sobre os nossos recursos. O principal objeto do meu trabalho é mostrar que Deus é real e que cumprirá suas promessas. Até o momento não contamos a ninguém sobre nossas necessidades e não o faremos”. Mandou a carta, entrou em seu escritório, se ajoelhou e orou: “Deus dirijas este homem para nos enviar o dinheiro de que precisamos”. Ao receber a carta, aquele homem se sentiu impressionado e enviou 100libras de uma só vez e todo o problema fora resolvido. Um amigo perguntou a George Muller: “E se Deus não mandasse o dinheiro, o que você faria?”. Respondeu: “Isso jamais aconteceria”.

Portanto, nossas orações devem ser baseadas na fidelidade de Deus.

Como devem ser nossas orações?

3. NÃO BASEADA NAS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS BASEADA NA CONSCIÊNCIA DA JUSTIÇA DE DEUS (VS.7,16)

a) Dizer que Deus é justo é dizer que sempre age de acordo com a sua retidão moral.
b) Daniel reconheceu que o povo estava distante dos padrões divinos.
c) Fora desses padrões é morte. A única solução é o arrependimento e confissão, individual e corporativo.

PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...