Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

ACOMODAÇÃO E DETERMINAÇÃO: O CONFLITO DA REALIZAÇÃO - Parte 2

Primeiro:

1. É PRECISO CORAGEM PARA VENCER O DESÂNIMO (VS.26-27)

O texto diz que foram doze anos lutando contra aquela hemorragia. A Bíblia diz que durante esses doze anos procurou vários médicos, gastou todo o seu dinheiro – o que nos leva a crer que era muito rica, mas seu desejo de cura não foi realizado. Para afundá-la mais, a hemorragia só piorava. Até quando? Provavelmente esta pergunta insistia enfurecidamente na alma daquela mulher. Aliás, esta é a pergunta que estimula o desânimo: Até quando? Desânimo significa abatimento da alma que não possui forças para continuar acreditando. Porém, essa mulher não se deixou dominar pelo desânimo. Teve uma disposição incrível, em face da situação extremamente difícil, sobre a qual não podia controlar, mas lutou com coragem. Ela poderia ter ficado prostrada na cama, poderia ter sido vencida pela perplexidade, poderia não esperar mais pela cura, poderia ter se cansado. Por que continuar se as coisas vão de mal a pior? Mas o seu coração tinha um desejo, e para realizar esse desejo não poderia ficar no desânimo.

É preciso vencer a acomodação. De que maneira? Vencendo o desânimo. Não fique prostrado, meu irmão. Saia da letargia, da inércia, da falta de ação. Se você vencer o desânimo verá coisas acontecendo. O desânimo nos cega. Ele poderia ter cegado aquela mulher para não ver Jesus. Mas ela se determinou: eu não serei vencida pelo desânimo. Esse é o espírito de pessoas determinadas e que vencem. Coragem irmão, vença o desânimo.

2. É PRECISO CORAGEM DE PENSAR POSITIVO SOBRE SI MESMO (V.28)

Muitos devem ter pensado sobre aquela mulher: “É uma iludida, coitada! Lutou tanto, mas nada deu certo. Continuará sofrendo até não ter nenhuma gota de sangue”. Mas ela não desistiu. Ela pensou sobre si mesma: sou valiosa, o mundo ficará pior sem mim. Eu quero a cura, vou conseguir a cura. Não aceito a derrota, o sofrimento. Eu quero a minha bênção. Ela não se acomodou ao que as circunstâncias ou as pessoas pensavam a seu respeito. Essa mulher é incrível! Doze anos perdendo sangue e não fez transfusão. Nessa época não havia transfusão de sangue. Certamente estava anêmica, olhos fundos. Provavelmente as pessoas a olhavam e pensavam: essa mulher morreu, faltou enterrar. Olhos fundos, profundo abatimento físico. Mas ela não pensava assim. Ela pensou positivamente sobre si mesma.

O que importa querido é o que você pensa sobre si mesmo. Deus agirá na sua vida de acordo com o pensamento que você tem sobre si mesmo. Sei que aqui estão não somente mulheres, mas homens também, que não sei quantos nem quem são, mas sei que não veem em si o valor que possuem, e isso é muito sério. Eu sei que aqui há pessoas que em algum momento foram vítimas de preconceitos, de decepções, frustrações, de acusações ou de julgamentos infundados por parte de pessoas que não conseguiram ver nelas aquilo que realmente são, ou de pessoas dominadas pelo sentimento de inferioridade, com o desejo autoafirmação, ao vê-las, segundo a sua análise, superiores a eles, inconscientemente buscam uma única saída: se autovalorizar tentando fazer com que se sinta inferiores a elas, fazendo acreditar que nada são. No entanto, uma coisa é ser vítima de análises distorcidas, outra coisa é se deixar vitimar por elas. Aqueles que se deixam vitimar acabam se tornando pessoas complexadas, pessoas complexadas tornam-se doentes psicologicamente falando, tornando-se aquilo que na verdade não precisam ser. É preciso ter coragem para pensar positivo sobre si mesmo.

Lembre-se de Jesus, pessoas o consideravam como mentiroso e como um falso Messias, mas ele se dirigiu ao céu e disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. O que Jesus estava querendo dizer é que aquelas pessoas estavam tendo uma visão distorcida dele mesmo. Aquilo que de fato era ninguém viu, mas possuía um “senso de si mesmo”. Sabia quem era e o valor que possuía para a humanidade. Toda essa força que tendia levá-lo para baixo fora convertida na força que o levou para cima; por isso, realizou a maior obra da história humana: salvar o homem da perdição eterna.

Guarde uma coisa em seu coração: a forma com que você se vê determinará o que você alcançará. E quando pensamos positivamente a nosso respeito abrimos caminho para tocar em Jesus e ver coisas acontecendo em nossa vida. Tenha coragem de pensar coisas boas a seu respeito.

3. É PRECISO CORAGEM DE AGIR DE ACORDO COM O QUE SE QUER ALCANÇAR (V.27)

Todas as pessoas saíram dali da mesma maneira que haviam chegado, menos aquela mulher. Todos foram a Jesus desejando alguma vitória. É possível que mães busquem a Jesus querendo a vitória para seu filho que está nas drogas. Esposas queredendo o marido livre do álcool. Pessoas em geral não aguentando mais os sofrimentos, desejosos de alívio. Todos apertavam a Jesus, espremiam a Jesus, e todos esses saíram de mãos abanando, menos essa mulher. Sabe por quê? Porque foi a única que agiu de acordo com o queria alcançar. Veja, ela pensou, depois agiu de acordo com o que desejou alcançar: a cura da hemorragia.

Jovem você não passará no vestibular se não agir de acordo com o que quer alcançar; ou seja, é preciso estudar. Você mulher não verá seu esposo convertido, ou de volta à igreja, ou dedicado ao Senhor se não agir de acordo com o que quer alcançar; ou seja, é preciso orar. Você não verá seus problemas resolvidos se não agir de acordo com o desejo; é preciso buscar ao Senhor, mas buscar muito. Batalhas são vencidas depois de muito tempo de oração. Não é qualquer oração, mas muita oração. Vocês não verão sua igreja melhor se não agirem de acordo com o que desejam; ou seja, trabalhar por ela, lutar por ela, orar por ela, colocar-se ao lado de Deus, do pastor, da liderança e dizer: Estou aqui, pode contar comigo pra construir coisas novas, para edificar uma igreja forte, parar curá-la da “hemorragia”.

Lute pelas coisas que você quer. Não entregue os pontos. O que você tem desejado? Pense nisso agora! Nós sempre somos os responsáveis se alcançamos ou não a realização dos desejos do coração. Sabe por quê? As coisas podem ser e estar muito difíceis, até piorando, você pode estar quase caindo, mas lembre-se que Jesus está de pé. Multidões o cercam, parecia que aquela mulher não conseguiria tocá-lo, mas conseguiu. O pouco de força que restava ela usou para tocar em Jesus. Você não vai conseguir tocá-lo? Vai sim! Isso exige esforço. Você ainda tem forças para dar alguns passos. Vá até ele. Ele lhe espera como esperou pelo toque daquela mulher. Ele pode mudar a história da sua vida, ele pode proporcionar a cura, operar milagres, converter seu marido, transformar sua casa.

Há um cântico que diz assim:

Hoje vou tocar nas vestes de Jesus.
Hoje vou tocar nas vestes de Jesus.
Eu sei que ele vai me curar,
Eu sei que ele vai me libertar, eu sei.
Eu sei que ele pode me curar.

CONCLUSÃO

Existem coisas na vida que nos atingem tão fortemente e somos tentados a duvidar de que o Senhor está próximo, apesar das dificuldades e das barreiras. Com o seu poder ele quer realizar coisas em sua vida. Quais os desejos do seu coração? Ele pode curá-lo da tristeza, do desânimo, do medo, das incertezas quanto ao futuro, da insegurança, das ideias negativas. Você precisa tocar em Jesus. Ele sabe tudo o que você está passando, basta tocar nele pela fé: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”. Foi o que determinou aquela mulher. “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”.

PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...