Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

UM CORAÇÃO A PULSAR PELA VIDA

EZEQUIEL 11.14-25

O livro do profeta Ezequiel foi escrito no período do cativeiro babilônico. Até o capítulo 24 são descritos os motivos que proporcionaram este cativeiro. O capítulo 11, se constitui na primeira promessa de restauração do livro em que é objetivado o coração do povo cuja intenção, desejo, volutividade e integridade precisavam ser transformados para que as motivações o levassem a gozar da vida de Deus e em Deus. Isso é tão sério que no conceito bíblico o coração é o centro da vida. Representa todo o ser interior. Quanto mais nos preocupamos e tratamos do coração, tanto mais viveremos. O que há no coração determinará todo o rumo da vida de uma pessoa, seja no sentido físico, emocional ou espiritual.

Muitas pessoas desistiram de viver no sentido de não alcançar mais o prazer pela vida, não ter esperança, alegria, os nobres sentimentos que as fazem ter prazer nas pessoas e nos relacionamentos provocados pelas relações traumáticas do passado ou pela simples distância que mantém de Deus.

Neste estudo você é desafiado a olhar para Deus como aquele médico que transformará seu coração através de uma perfeita cirurgia espiritual em que serão restaurados e transformados os seus sentimentos, suas intenções, sua integridade, afim de que você encontre a vida e queira vivê-la com tudo o que ela oferece: prazer, amor, paz, alegria, equilíbrio... e o mais importante: a constante presença de Deus que proporciona tudo isso. Deixe o Senhor cuidar do seu coração.

A IMPORTÂNCIA DO CORAÇÃO (V. 15-16)

O povo do Norte – Israel- havia sido levado pela Assíria, e isso provocou alguns sentimentos, palavras e ações por parte do povo do Sul – Judá. Judá começou a zombar do seu irmão Israel, dizendo: “Apartai-vos para longe do Senhor; esta terra se nos deu em possessão” (v.15). Foi tomado pela arrogância em se achar melhor e mais digno, egoísmo em querer tudo pra si, amor às coisas e não as pessoas e prepotência em se achar juiz do seu irmão; enfim, todo o sentimento que revela algo ainda pior: a distância que mantinham de Deus. O coração do povo estava corrompido em sinal de pecado e, por isso, foi levado cativo.

Se compararmos o coração (órgão) com o coração (símbolo do ser interior), veremos algumas coisas interessantes que nos farão entender o porquê de Deus querer tratar do seu coração (símbolo do ser interior).

a) O coração (órgão) mantém a pessoa viva bombeando o sangue (que é o símbolo da vida) por todo o corpo. O coração (símbolo do ser interior) mantém a pessoa viva para Deus, motiva a buscar a Deus, nutre a vida de Deus em seu interior mantendo todo o seu ser interior vivo e ativo para a sua plena alegria e glória de Deus.

b) Se a pessoa não tiver uma alimentação adequada seu coração sentirá os efeitos. As artérias acumularão impurezas fazendo o coração perder a performance com sintomas, como: fisgadas no peito, cansaço constante, perda do vigor físico, etc. Se a pessoa não se tratar as artérias se entopem por completo e provocam a falência total do coração (enfarte – “necrose por coagulação” – Dic. Michaelis). Assim não há mais esperança de vida. Enquanto houver oportunidade o tratamento estará sempre disponível.

Assim também são no sentido espiritual e psicoemocional. Se você não se encher de coisas que proporcionem seu bem estar, começará a perder o vigor, o interesse pelo reino de Deus, as relações começarão a se enfraquecer, as tristezas serão mais constantes, você estará mais vulnerável ao pecado até ser decretada a falência total do seu interesse pela vida.

A CIRURGIA DIVINA

Não é sem motivo que Deus deseja a transplantação do coração humano. De um coração corrompido a um coração regenerado. De um coração fragmentado a um coração restituído. Em outras palavras, uma nova vida que deseja gerar no ser interior. O povo de Deus estava afastado d’Ele. Deus tinha (e ainda tem) promessas a cumprir (e serão no futuro) na vida do povo, mas não o foi, ainda, por causa da rejeição. É sempre assim, Deus tem propósitos a cumprir na vida de todas as pessoas que inclui a salvação, mas esses propósitos só serão realizados se o homem aceitar a possibilidade de receber a vida que Deus quer lhe dar.

Ter vida, que consideramos aqui, não significa simplesmente o existir. Transcende o conceito de existência. Significa qualidade da existência. E é nesse sentido que muitas pessoas precisam da vida em Deus. Nem todos sabem o que isso significa, inclusive crentes.

“Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo dentro neles; tirarei (...) o coração de pedra, e lhes darei coração de carne” (v.19). Isso é maravilhoso! Ou seja, não importa o que temos em nosso interior, Deus transforma tudo. Veja que ele diz “espírito novo”, ou seja, o estado da alma é restaurado. Qual o estado da sua alma hoje? Está manchada pelo pecado? É o sentimento de culpa que lhe aflige? A sua alma está abatida porque alguém tem lhe inferiorizado e você tem acreditado, e, por isso, olha para as pessoas como se todas elas fossem gigantes e você uma formiga? O que aconteceu no seu passado? Houve tragédias familiares? Foi o abandono da família? Uma desilusão amorosa? Decepção com alguém? O que tem feito da sua alma uma alma abatida, entristecida, inferiorizada, manchada ou amargurada? Qual foi a sua experiência que fez com que seu coração virasse um “iceberg”, e agora já não consegue olhar para as pessoas com misericórdia, não consegue demonstrar amor e nem amar, não sabe o que é perdão?

Muitos podem pensar: “Eu poderia ter crescido tanto em minha vida cristã! Quanta alegria poderia ter gozado! Quantos sofrimentos proporcionei a mim e a minha família!”. Sei que muitos pensam em suas vidas com pesar o tempo vivido com atitudes infelizes demonstrando um coração totalmente petrificado. Mas não importa a quanto tempo você vive assim. Tantas coisas têm-lhe acontecido que vão lhe destruindo aos poucos. Deus pode dar-lhe nova vida.

“Espírito novo” e “coração de carne” representam a cirurgia que Deus faz no interior daquele que necessita. É uma obra completa de restauração, de cura da alma. De mudança de vida. Melhor, uma nova vida. É regeneração. É ter a vida de Deus que significa vitória. Vitória sobre o pecado, sobre as tristezas, sobre o rancor e ódio, cura da alma, etc. Porém, muitos ainda não alcançaram a felicidade plena, nem venceram o pecado, nem superaram as experiências do passado, não conseguem perdoar, porque não se apropriaram das bênçãos que já lhes são disponibilizadas na cruz de Cristo onde lá foi crucificado todo o fruto da falta de amor a Deus, a si próprio e ao semelhante: “coração de pedra” (v.19).

Sabe, irmã, enquanto existimos somos levados a demonstrar o que há dentro de nós. Através da nossa relação com Deus e as pessoas demonstramos humildade, inconformismo com o pecado, amor pelos outros e prática da justiça. São suprimentos interiores que devem ser buscados. São fundamentais e necessários. Não há como viver sem eles. A vida que Deus dá mostra que não só recebemos, mas damos também. Só conseguimos dar aquilo que temos. Amor só gera amor. Bondade só gera bondade. Misericórdia só gera misericórdia. Paz gera paz. Alegria gera alegria. E tudo isso pode ser compartilhado e todas as pessoas ao redor serem influenciadas por isso.

CONCLUSÃO

Querido, você nasceu para a glória de Deus. O que ele quer pra você é uma vida de alegria, paz e utilidade no seu reino. Mas aí o pecado entrou e o plano de Deus pra você foi interrompido. As experiências do passado, sejam familiares ou não, tornaram duro o seu coração. Quando o diabo, nós mesmos, outras pessoas, mágoas, rancores, etc, assumem o controle na vida há pecado, destruição e morte. Mas agora em Cristo tudo se faz novo, as coisas velhas ficam para trás. O Senhor volta até o dia em que tudo aconteceu, remove todo o tempo perdido e começa a contar do momento em que você se arrependeu e decidiu pela sua vida, por um novo coração. Todas as bênçãos que você perdeu foram armazenadas. Todas as alegrias, paz que você achou estarem mortas foram, na realidade, estão guardados pelo Senhor. Ele só aguarda o momento em que você dará o passo de fé em direção a ele. Peça para Ele transformar seu coração.

E a você que ainda não entregou sua vida a Jesus, quero dizer: Você vê sua situação como desesperadora? Será que Deus não pode curar suas feridas? Claro que sim! Por mais destruída que esteja sua família e sua vida, Deus lhe dará “novo espírito” e “novo coração”. Os pensamentos que lhe invadem o coração fazendo acreditar que não há mais jeito, o Senhor afirma: “Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo dentro neles; tirarei (...) o coração de pedra, e lhes darei coração de carne”. Você quer essa operação do Senhor? Entregue sua vida a ele com todo o seu coração.

PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...