Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

CRISTIANISMO AUTÊNTICO: A VISÃO DO HOMEM COMO HOMEM

O homem possui grande dificuldade de olhar para dentro de si mesmo e identificar suas falhas e limitações, e até que ponto tudo isso contribui para seus problemas. Parece que toda essa dificuldade se acentua quando na prática do cristianismo que foi criado e que nós alimentamos, somos incentivados a focalizar nossa atenção em Cristo em detrimento às percepções, questionamentos, pensamentos... A ordem é ignorar tudo. É criado um ambiente de conformismo, cujo pensamento dominante é do tipo: "as coisas nunca vão mudar!", "não tem jeito, não!", "esqueça isso, deixe pra lá!". Ou então, pensamentos espiritualizantes do tipo: "ore, meu irmão, e tudo se resolverá!", "o problema é que você está buscando pouco a Deus, busque mais!". Expressões desse tipo nos mostram que nos preocupamos muito se as folhas estão verdes, mas nunca a preocupação com aquilo que as manterão verdes: as raízes bem nutridas.

Duas consequências surgem daí: em primeiro lugar, tudo isso leva-nos a buscar solução para os problemas apenas na sua periferia, não mergulhamos neles; logo, somos levados a fugir dos problemas mesmo que o discurso pareça dizer o contrário. Em segundo lugar, negamos a criação de Deus que nos torna capazes de explorar nosso íntimo. O grande desafio, portanto, se caracteriza na conscientização de que podemos conhecer-nos de forma que se descortine quem somos realmente para possibilitar, além do crescimento pessoal, o relacionamento pleno e real com Deus.

Isso é dificultado quando praticamos um cristianismo que não contempla o homem como um todo. O homem tem um grande e profundo desejo por Deus, mas que paradoxalmente vive num relacionamento de independência, inclusive alguns crentes, pois é levado a viver a vida emocional dissociada da vida espiritual e a vida profissional dissociada da vida eclesiástica. O homem é um ser completo. Problemas interiores não resolvidos ou mal resolvidos se refletirão em todas as áreas da vida, inclusive no relacionamento com Deus. Existem problemas que não são resolvidos com oração (embora tenha poder de nos ajudar), da mesma forma que existem problemas que não são resolvidos com profissionais. Porém todo o nosso ser nas mãos de Cristo possibilitará o crescimento pessoal que é o grande objetivo do cristianismo de Jesus.

PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...