Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

CULTO E TRADIÇÕES

Qualquer igreja sofre por causa das tradições. As tradições dizem que temos de estar mais presos ao passado que ao presente. Embora não houve a preocupação de se desenvolver tradições, todas igrejas as desenvolvem. Por exemplo, os iniciadores do movimento batista não estiveram interessados em criar tradições, mas conduzir a igreja conforme as Escrituras no que diz respeito à mensagem e conforme a época no tocante à forma.

Todas as tradições começaram com inovações. As inovações surgiram para auxiliarem as pessoas a desenvolver um culto melhor a Deus. Com o passar do tempo as pessoas fizeram das inovações um mandamento de Deus. Ficaram cristalizadas e engessadas, sendo praticadas mesmo sem o sentido original e quando não havia mais alguém que as entendessem. É como a história “O gato do guru”. Todas as noites, quando o guru se sentava para o culto ao seu deus, o gato do Ashram (comunidade onde o guru viveu com seus discípulos) costumava caminhar pelo salão e assim distraía os adoradores. Por isto, o guru pediu que durante o culto da noite o gato fosse amarrado do lado de fora, em frente à porta.

Após a morte do guru, o gato continuou a ser amarrado em frente à porta durante o culto da noite. E, quando o gato finalmente morreu, outro gato foi levado ao Ashram para que fosse amarrado, de acordo com as regras apropriadas, durante o culto da noite. Séculos mais tarde, os seguidores do guru escreveram longas e detalhadas teses sobre o papel importante de um gato naquele culto. Todo aquele que não se curvava diante do gato na entrada já era considerado pecador. E se alguém ousasse questionar a importância do gato para a correta adoração era queimado como herege.

A tradição pode ser um instrumento muito útil. Mas o cristão não tem que se curvar a ela. Como surgiu a nossa tradição? Que sentido traz? Ela tem este sentido hoje? São perguntas que merecem respostas. A avaliação da tradição não é se ela é antiga e digna de reverência, mas se ainda cumpre o sentido original. E se existe algum gato que já não estimula as pessoas no culto e até as impede de ir aos cultos, será que não está na hora de ser solto?

“O culto precisa ser gostoso. Ele precisa fazer com que as pessoas saiam de lá mais tranquilas, confiantes, carinhosas, mais preparadas para a vida e mais alegres. O culto a Deus precisa estimular o prazer da fé” (anônimo).

PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...