Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

A VOLTA DA ALMA PARA DEUS - Parte 2

A conversão possui dois elementos inseparáveis: o arrependimento e a fé. Arrependimento é o abandono do pecado. É mudança de mente e de intenções. Vejamos o que a Bíblia tanto no Antigo (hebraico) quanto no Novo (grego) Testamentos entende arrependimento.

No Antigo Testamento há dois termos que são traduzidos como arrependimento: "nacham" que significa "ansiar, suspirar, gemer". Com o tempo passou a ser entendido como "lamentar ou afligir". Os textos que se referem à emoção provocada pelos próprios atos traduz como "remover ou arrepender-se", por exemplo: o ato de Deus em se arrepender de ter feito o homem (Gênesis 6.6). O outro termo traduzido como arrependimento é "shuv". Esse foi o termo usado pelos profetas quando instavam o povo ao arrependimento e a volta para Deus.

No Novo Testamento encontramos também dois termos: "metamelomai" que significa "ter sentimento de cuidado ou preocupação". É a palavra que aparece em Mateus 21.30; 27.3. O conceito dessa palavra significa apenas remorso. O outro termo é "metanoia" que significa "mudança de ideia ou mente". É a palavra usada por Pedro em Atos 2.38.

Portanto, toda vez que lemos na Bíblia sobre arrependimento no sentido de mudança de mente e volta para Deus, está no contexto de conversão, ou seja, abandono de pecados. Arrependimento é diferente de crer em Jesus somente, pois esse ato pode ser fruto apenas do convencimento. O arrependimento faz parte do evangelho e sem ele não há conversão (Mt 3.2; 4.17; At 17.30).

A fé é o passo que o homem dá em direção à Cristo. Pela fé se recebe as promessas e a obra de Cristo. Ela nos outorga a graça de Deus. Mas, primeiramente, vamos estudar essa terminologia na Bíblia: No Antigo Testamento os hebreus entendiam a fé em termos verbais, ou seja, para eles era algo que se faz não que se possui. Por exemplo: descansar, confiar, apoiar-se (é o caso de Davi no Salmo 37.3-5).

No Novo Testamento encontramos o verbo "pisteuo" que significa "acreditar no que alguém diz, aceitar como verdade uma afirmação" (Mt 8.13; 9.28; Mc 5.36; Hb 11.6). No sentido de conversão vem acompanhado da preposição "eis" (em). Nesse caso, se traduz "depositar confiança total em". Assim, concluímos que a fé para a salvação implica não somente em crer, mas crer em.

Portanto, a fé trabalha em favor da conversão do indivíduo, pois ela aponta para aquele que é o único capaz de colocar novamente diante de Deus o homem pecador que movido pelo arrependimento dá um passo de fé em direção a Jesus.

Quero concluir dizendo que é possível reatar o relacionamento entre o homem e Deus. A obra de Jesus na cruz tem esse objetivo. Para tanto é necessário que o homem volte seus olhares para a cruz. Reconheça a sua condição de pecador e que está afastado de Deus, estado que pode entrar pela eternidade num caminho sem volta. E para voltar-se para Deus na certeza de gozar a eternidade ao seu lado é preciso, depois disso tudo, arrepender-se da vida de pecados e dar um passo de em direção a Jesus. Isso é conversão, mudança no rumo da vida.

PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...