Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

ALMA DE PASTOR

Hoje se comemora o Dia do Pastor. Ele é chamado de pastor porque tem a incumbência de cuidar do rebanho composto por aqueles que creem no Senhor Jesus como único salvador. No entanto, há na Bíblia outros títulos referentes às várias facetas do pastorado. É chamado de ministro para manter permanentemente atitude e postura equilibrada, serena, sóbria, competente, discreta, poderosa e séria na defesa da fé e no testemunho de vida piedosa e cristã, tanto no planejamento quanto na condução espiritual, social e material do povo. É profeta porque é enviado para proclamar as verdades de Deus e denunciar os perigos e pecados que rondam suas ovelhas. É pregador e mestre com o dever de proclamar o Evangelho de Cristo, de admoestar na sã doutrina, convencer e educar os contrários, opositores e indiferentes. É o Anjo da igreja porque é o portador da mensagem de Deus para todas as pessoas. É o bispo ou administrador porque tem sob sua responsabilidade administrar, juntamente com os obreiros, a igreja.


Pastor porque cuida da igreja do Senhor à semelhança de um pastor de ovelhas cuidando do rebanho. Orienta, conduz às fontes de água e de alimento, defende contra os predadores, contra toda a sorte de perigos e intempéries, inclusive com vacinas para imunizá-las contra doenças. Quando feridas, ele pinça os ferimentos. O pastor vela pelo rebanho e pelas ovelhas individualmente. Ora com elas e por elas. Está permanentemente em estado de alerta, na defesa das ovelhas que estão sob o seu cuidado. Ele não as abandona em nenhuma circunstância. O título é simbólico, mas de total semelhança e aplicabilidade.


São diferentes títulos para o mesmo ofício. Todos convergem para um mesmo lugar: a alma de pastor. Ela está em sintonia com a vontade de Deus. Ela é submissa ao Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo para realizar, entre as ovelhas, a continuidade do Ministério do Senhor Jesus. E é essa alma que desejo ter a cada dia.


PR. LEANDRO MENEGATTE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...