Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

“ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS”

O tempo é algo democraticamente distribuído. Todos nós ganhamos diariamente 86.400 segundos, 1.440 minutos, 24 horas. Devemos nos perguntar por que alguns produzem tanto com o tempo de que dispõe e outros não conseguem produzir no mesmo tempo. Isto não significa que os últimos fazem nada, às vezes são ocupadíssimos, e, no entanto, pouco ou mesmo nada produzem. A explicação está no seguinte: o que importa é o que fazemos com o nosso tempo. Nos dias atuais, parece que o tempo voa! As muitas atividades que a vida nos impõe podem tirar o privilégio de comunhão com Deus, o envolvimento com nossa família e igreja.

“Ensina-nos a contar os nossos dias” (Salmo 90.12) é um pedido de Moisés. Ele sabe que todos têm o mesmo tempo, mas alguns conseguem aproveitá-lo bem, enquanto outros não. O pedido de Moisés é para aprender a aproveitar todo o tempo que Deus lhe dispõe. Perceba que ele não pede mais tempo, mas pede que aprenda a usar bem o tempo. E associa o tempo com a sabedoria, pois entende que é uma questão de sabedoria usar bem o tempo que Deus dá. Somente os sábios usam bem o tempo. Sábio não é aquele que tem muito conhecimento. Sabedoria não tem haver com conhecimento, mas é a maneira como usamos o conhecimento, neste caso, o tempo. Pessoas sábias usam bem o tempo. Sabedoria do tempo é saber usar o tempo para fazer aquelas coisas que você considera importantes e prioritárias. Sabedoria é organizar a sua vida de tal maneira que você obtenha tempo para fazer as coisas que realmente gostaria de estar fazendo, e que não está fazendo porque anda tão preocupado com tarefas urgentes e de rotina (muitas delas não tão urgentes nem tão prioritárias) que não sobra tempo. Quem tem tempo não é quem nada faz, mas é quem tem sabedoria e por isso consegue usar bem o tempo que dispõe.

Você tem demonstrado sabedoria no uso do tempo? Quero propor a você uma troca: trocar o relógio pela bússola. A razão é simples: o relógio está relacionado ao que é urgente. A bússola ao que é prioritário. Você quer aprender a administrar o tempo? Então esqueça o relógio e pegue uma bússola. Mais do que controlar as horas, os minutos e os segundos do dia, uma boa gestão do tempo exige, prioritariamente, a definição clara do rumo que você deseja dar à sua vida. Disso resultará todo o resto: tempo para Deus, tempo pra igreja, tempo pro trabalho e convívio saudável com a família. Qualquer um de nós pode controlar melhor o próprio tempo e deixar de fazer parte do time dos que vivem reclamando do fato de o dia ter apenas 24 horas. Você quer aprender a usar o tempo com sabedoria? Peça como Moisés: “Ensina-nos a contar os nossos dias”.

Leandro Menegatte

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...