Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

SOBRE O QUE VOCÊS FANTASIAM?

O filósofo Lakan disse que as fantasias precisam ser irrealistas. No instante que tiverem aquilo que procuram não vão querer mais aquilo. Para poder continuar existindo, o desejo tem que continuar eternamente ausente. Não é aquilo que vocês querem é a fantasia daquilo. Então o desejo sustenta fantasias impossíveis.

Foi a isto que Pascal se referiu quando disse,“que somos verdadeiramente felizes somente quando sonhamos acordados com a felicidade futura; ou porque dissemos que, cassar é melhor do que matar. Cuidado com o que deseja, não é porque não vamos conseguir, mas porque fatalmente não vamos querer quando conseguirmos”.

Então a lição de Lakan é viver pelos desejos nunca vai trazer felicidade. O significado de ser inteiramente humano é se esforçar para viver por idéias e ideais e não medir suas vidas por aquilo que ganharam em termos de desejo, mas por aqueles pequenos momentos de integridade, compaixão, racionalidade, até mesmo sacrifício próprio. Porque no final a única forma de avaliarmos o significado de nossas vidas é valorizando a vida dos outros.

Leandro Menegatte

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...