Consciência e Fé. Tecnologia do Blogger.

"Evangelho sem cruz é religião sem graça e sem salvação"

RSS

QUE SAUDADE DOS "BEREANOS"!

“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses,
pois receberam a mensagem com grande interesse,
examinando todos os dias as Escrituras,
para ver se tudo era assim mesmo.”
(Atos 17.11)


Depois de algum tempo em Tessalônica ensinando e pregando as Escrituras, acerca do Cristo, Paulo e Silas tiveram que deixar a cidade por causa da grande perseguição. Essa perseguição teve como motivo a verdade das Escrituras. Chegando em Bereia fizeram o mesmo que quando estiveram em Tessalônica; no entanto, havia algo de diferente, foram recebidos como quem oferecia algo de muito importante para a vida: a verdade das Escrituras. É por isso que a Bíblia afirma que “os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses”.

A nobreza daqueles crentes consistia em receber com interesse o ensino apostólico procurando aprofundar-se diariamente nele. O termo “examinar” (do grego “anakrino”) quer dizer “pesquisar com cuidado”. Isso eles faziam diariamente. Em outras palavras, mostraram o zelo e a importância que davam ao ensino bíblico por meio dos apóstolos. Tenho sentido da raridade com que tais atitudes se realizam nos dias de hoje. Ou seja, de crentes comprometidos com a Palavra de tal maneira que a colocam como vital para sua realização espiritual. E ainda, como valor absoluto e norteador da vida cotidiana.

Pensando nos crentes bereanos e no que, em geral, tenho visto hoje em dia... que saudade! Saudade do tempo em que a fé baseava-se nos princípios elementares da Bíblia como única regra de fé e prática, e não o conhecimento sofismático. Saudade do tempo em que não mercadejavam a Palavra de Deus, pelo menos através da mídia, e não a usavam como meio para atingir objetivos pessoais ou questionáveis. Que saudade do tempo em que os pastores pregavam e os crentes o ouviam como profetas de Deus. Que saudade do tempo em que se pregava mais profeticamente e menos interessadamente em atrair a atenção ou admiração dos ouvintes com discursos eloqüentes e pretensiosos.

Que saudade do tempo em que os crentes pensavam mais biblicamente e menos secularmente. Que saudade do tempo em que a ética era pautada pelos valores bíblicos. Que saudade do tempo em que os crentes enchiam os templos porque a Palavra seria ensinada. Que saudade do tempo em que os crentes não aceitavam qualquer ensino, mas somente daqueles que levavam a Bíblia a sério. Que saudade do tempo em que os professores bíblicos dominicais se esmeravam no preparo do ensino e, de fato, influenciavam os alunos. Que saudade do tempo em que eu via crentes apaixonados pela leitura e reflexão diários das Escrituras, e delas falavam a todo o momento pelo prazer que sentiam. Que saudade dos crentes “bereanos”! Onde estão os bereanos do nosso tempo? Apareçam! Tenho muita saudade de vocês!

Leandro Menegatte

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...